Osni Cardoso defende recuperação de escadarias na comunidade do Curralinho



O deputado Osni Cardoso (PT) apresentou indicação ao governador Jerônimo Rodrigues solicitando  a adoção das providências técnicas, administrativas e orçamentárias necessárias à recuperação das escadarias e à execução de melhorias complementares de infraestrutura nas vias da comunidade do Curralinho, na Boca do Rio, em Salvador. A iniciativa, segundo ele, visa a “melhorar as condições de circulação, acesso às residências e segurança dos moradores”.

“A intervenção deverá contemplar, especialmente, a Rua Antônio de Souza, a Rua Antônio Álvaro Correia, a Rua Segunda Travessa Novo Paraíso e a Travessa Tomaz Gonzaga, conforme as necessidades identificadas”, acrescentou o parlamentar, no documento.

As escadarias integram os percursos cotidianos de muitas comunidades e exercem função importante na ligação entre as moradias e as demais vias do bairro, de acordo com as reivindicações da população local. “A conservação dessas estruturas interfere diretamente na segurança dos deslocamentos a pé e nas condições de acesso da população aos serviços e às atividades desenvolvidas fora de suas residências”, afirmou.

Segundo Osni, a avaliação também deverá verificar a necessidade de corrimãos, adequações dos pisos e melhorias no escoamento das águas pluviais, para definir as soluções cabíveis e integrar os reparos às condições das vias próximas. “A requalificação dos acessos também contribuirá para melhorar as condições de uso dos espaços da comunidade e valorizar os trajetos que fazem parte da vida dos moradores”.

Dessa forma, para identificar as prioridades, acrescentou o deputado, o planejamento deverá contar com o diálogo com a população, permitindo que o projeto considere os pontos de maior circulação e as dificuldades enfrentadas nos deslocamentos diários. As necessidades dos idosos e das pessoas com mobilidade reduzida também deverão ser consideradas pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Reporatgem:  Paulo Menezes 
Edição: Divo Araújo 



Fonte