Prefeitura apresenta proposta da LDO 2027 em audiência pública na Câmara Municipal de Lauro de Freitas


Prefeitura apresenta proposta da LDO 2027 em audiência pública na Câmara Municipal de Lauro de Freitas
Foto: Jean Victor e arquivo
A Prefeitura de Lauro de Freitas participou, na manhã desta quinta-feira (11/6), de uma audiência pública na Câmara Municipal para apresentação da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027. O encontro reuniu vereadores, representantes do Poder Executivo e membros da sociedade civil para discutir as prioridades e metas que irão orientar a elaboração do orçamento municipal.
A sessão foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa, João Raimundo Damacena, conhecido como vereador Juca, que deu início aos trabalhos e, em seguida, passou a palavra à coordenadora de Execução Orçamentária da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), Regiane Marcele, responsável por conduzir a apresentação técnica da proposta.
Durante a explanação, foram detalhadas as diretrizes que nortearão a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA), além das metas fiscais, prioridades de governo e mecanismos de planejamento previstos na legislação. A LDO é um dos principais instrumentos de gestão pública, pois estabelece as bases para a aplicação dos recursos municipais, em consonância com o Plano Plurianual (PPA).
No momento destinado aos questionamentos, um representante do vereador Gabriel Bandarra (Tenóbio) levantou a discussão sobre uma proposta de auxílio financeiro voltado a aproximadamente 600 famílias que possuem pessoas neurodivergentes. Segundo o representante, a iniciativa não está contemplada atualmente no PPA nem na proposta da LDO apresentada.
Ao responder ao questionamento, Regiane Marcele esclareceu que o processo está disponível na Casa Legislativa, para a contribuição dos vereadores por meio da apresentação de propostas e emendas. “Essa é uma proposta que pode ser formalmente apresentada pelo vereador para análise e inclusão no planejamento municipal. Havendo a solicitação dentro dos trâmites legais, ela poderá ser incorporada à Lei de Diretrizes Orçamentárias e considerada na elaboração do orçamento para o exercício de 2027”, explicou a coordenadora.
A audiência pública integra as etapas de transparência e participação popular previstas na legislação fiscal, permitindo que representantes da sociedade e do Poder Legislativo contribuam com sugestões para o planejamento das ações e investimentos do município nos próximos anos.
Após a apresentação e os debates, os trabalhos foram encerrados, reforçando o compromisso da administração municipal com a gestão responsável dos recursos públicos e com o diálogo institucional na construção das políticas públicas para Lauro de Freitas.
  

Fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas