Jurailton promove debate sobre segurança alimentar e produção sustentável



Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o deputado Jurailton Santos (Republicanos) realizou, na tarde desta terça-feira (21), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativ, o ato com o tema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor: Produção Sustentável e Clima”.

A iniciativa, promovida em parceria com o Conselho Regional de Nutrição da 5ª Região (CRN-5), reuniu nutricionistas, especialistas, entidades de classe, representantes da sociedade civil e profissionais da área para discutir os desafios da segurança alimentar diante das mudanças climáticas e as estratégias para fortalecer políticas públicas que garantam o direito à alimentação adequada e saudável.

Durante o encontro, os participantes debateram temas como produção sustentável, políticas públicas de combate à fome, o impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar e o papel da agricultura familiar na promoção de uma alimentação de qualidade.

O deputado Jurailton Santos, proponente do ato, destacou a importância do diálogo e da articulação entre o poder público e as entidades especializadas no enfrentamento à fome. “Com um número cada vez maior de pessoas impactadas pela fome no mundo, discutir alimentação é discutir vida, saúde e futuro. Trazer esse debate para a Casa Legislativa, em parceria com organizações e profissionais comprometidos, é fundamental para construirmos políticas públicas eficazes no combate e erradicação da fome na Bahia”, explica o parlamentar.

Com o ato, o legislador reforçou o compromisso do mandato com a construção de políticas públicas que promovam uma alimentação saudável, sustentável e acessível para todos os baianos.

A mesa do evento foi composta por Diego Dantas, representando o Sindicato de Nutricionistas da Bahia (Sindnut); Silvana Oliveira, diretora-secretária do Conselho Regional de Nutrição da 5ª Região; Eduardo Santos, gerente de Operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Ícaro Cazumbá, doutorando em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Ufba e conselheiro do Conselho Federal de Nutrição (CFN); Mosar Santos, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Salvador; Dimas Carvalho, conselheiro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia; Esli Alves, nutricionista e pesquisadora em Segurança Alimentar e Nutricional, representando o CRN-5; Gabriel Falcetta, do Fórum Baiano do Direito Humano à Alimentação Adequada; e Lilian Lessa, professora do Departamento de Ciência dos Alimentos da Escola de Nutrição da Ufba.
 de Cidadão Baiano a Sérgio Clério Guimarães Queiroz.



Fonte