Embasa amplia obras de esgotamento em áreas de influência do VLT


Embasa amplia obras de esgotamento em áreas de influência do VLT
Embasa amplia obras de esgotamento em áreas de influência do VLT

Foto: Divulgação/Ascom Embasa

A Embasa iniciou, nesta semana, uma nova frente de trabalho na rua Voluntários da Pátria, no bairro do Lobato, voltada à ampliação e modernização da rede de esgotamento sanitário na localidade. A iniciativa integra um conjunto de intervenções alinhadas ao cronograma das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador — empreendimento do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Os serviços na rua Voluntários da Pátria têm prazo de execução de 60 dias e foram previamente comunicados aos moradores. As obras ocorrerão de segunda a sexta-feira, em horário comercial. “Neste primeiro momento, não haverá impacto significativo no trânsito, mas moradores e comerciantes locais serão informados à medida que os trabalhos avancem para os trechos de maior movimento”, explica o gerente de Expansão e Obras da Embasa em Salvador, Sinval Castro.
Segundo o gerente, as intervenções fazem parte de um esforço conjunto entre a Embasa e a CTB para garantir a compatibilização das redes de esgoto com as obras do novo modal de transporte. “Nossas equipes técnicas mantêm tratativas permanentes com a CTB para assegurar o avanço coordenado das frentes e evitar interferências nos prazos do VLT, reduzindo impactos operacionais e integrando as novas redes às já existentes ao longo do traçado”, detalha.
Reforço da estrutura de saneamento
Sinval acrescenta que esse tipo de obra de expansão — também chamada de adensamento das redes de esgoto — é essencial para ampliar a cobertura do sistema, fortalecer a infraestrutura de saneamento e acompanhar o crescimento urbano da capital.  “Ao todo, seis frentes de expansão estão previstas nas áreas de influência do VLT, abrangendo as bacias do Lobato, Cobre, Periperi e Ilha de São João. Dessas, três já estão em execução, duas em fase de estudos e uma aguarda a liberação da CTB para início dos serviços”, informa.
As intervenções integram o programa de melhorias contínuas da Embasa para reforçar a infraestrutura sanitária de Salvador e Região Metropolitana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a sustentabilidade urbana.

Fonte: Ascom/Embasa