O deputado Pedro Tavares (UB) parabenizou, como moções de congratulações, dois municípios baianos que festejaram aniversário de emancipação político-administrativa neste mês. Mundo Novo completou 135 anos no último dia 10 e Mutuípe celebrou seus 99 anos no dia 12.
“Com seu nome que evoca esperança e renovação, Mundo Novo é um município que floresce no coração da Bahia, destacando-se pela força de sua agricultura e pela resiliência de seu povo”, pontuou o parlamentar, lembrando que a história “é um testemunho da capacidade humana de construir o futuro, unindo esforços para superar desafios e consolidar uma comunidade vibrante e acolhedora”. Para ele, o espírito empreendedor e a dedicação dos seus habitantes são as marcas que impulsionam o progresso e pavimentam um caminho de crescimento e bem-estar social para todos.
No documento, ele ressalta que a cultura, “rica e multifacetada”, espelha a diversidade e a vitalidade de sua população. As tradições locais, as festividades populares e o forte senso de comunidade “são elementos que compõem a identidade do município, fortalecendo os laços e transmitindo os valores de geração em geração”, disse Tavares, ao destacar que é nesse cenário de união, trabalho e valorização de suas raízes que o povo de Mundo Novo “se mantém pujante, construindo a cada dia uma trajetória de sucesso e de prosperidade, onde o orgulho por sua história inspira a construção de um futuro ainda mais promissor”.
COMUNIDADE
Quanto a Mutuípe, cuja história está ligada à fertilidade de suas terras “e à dedicação de seu povo”, a trajetória é marcada pela força da agricultura que, ao longo dos anos, consolidou a região como um importante polo produtor. Para Pedro Tavares, a cidade é um exemplo da capacidade de seus habitantes em cultivar não apenas a terra, mas também os laços de comunidade, “superando desafios com trabalho árduo e espírito cooperativo”.
O deputado igualmente destacou a cultura local como reflexo da vida rural e das tradições que unem seus moradores. As festas populares, as celebrações religiosas e o forte senso de pertencimento à terra, completou, são elementos que compõem a rica identidade do município. Ele também elogiou a hospitalidade, a simplicidade e o apego às raízes como características “que fazem de Mutuípe um lugar especial, onde o passado de lutas e conquistas inspira a construção de um futuro promissor, pavimentado pela dedicação e pelo esforço contínuo de seus cidadãos, garantindo a prosperidade
Comentários