Vila da Economia Solidária destaca produção baiana na 11ª edição do Semiárido Show


Vila da Economia Solidária destaca produção baiana na 11ª edição do Semiárido Show
Vila da Economia Solidária destaca produção baiana na 11ª edição do Semiárido Show

Foto: Ítalo Oliveira/Ascom SDR

A agricultura familiar baiana marca presença no Semiárido Show 2025, que começou na terça-feira (26) e vai até sexta (29), em Petrolina (PE), com a Vila da Economia Solidária. O espaço reúne 35 estandes, divididos em 3 tendas, com cerca de 100 expositores, mostrando a diversidade e o potencial da agricultura familiar e da economia solidária baiana.

A iniciativa faz parte de uma estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de ampliar a comercialização de produtos do campo. Através do projeto Vem Pra Feira, que apoia diretamente a realização de feiras da agricultura no interior do Estado, são criadas oportunidades para o escoamento da produção, a valorização dos produtos da terra e o fortalecimento das economias locais.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, a Vila da Economia Solidária é uma vitrine da diversidade e da força da agricultura familiar da Bahia. “Além de mostrar a produção e os saberes do campo, estamos garantindo estrutura para que os agricultores sigam produzindo. O estande institucional e o lançamento do Edital de Sementes reforçam esse compromisso com a segurança alimentar e com a valorização da agricultura familiar no Semiárido”, afirmou.

Além da Vila, a SDR está presente com um estande institucional em parceria com o programa Bahia Sem Fome, destacando projetos de desenvolvimento rural e iniciativas de combate à fome. Já no dia 28, a secretaria participa da IV Feira da Agrobiodiversidade, em uma mesa temática sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sementes e mudas. Nesse espaço, será feito o anúncio do início da execução do Edital de Sementes, coordenado pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR).

Sobre a Expo

O Semiárido Show é uma feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro, com foco no acesso a conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras. A 11ª edição, com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva”, reúne cerca de 20 mil visitantes entre produtores, técnicos, pesquisadores e gestores públicos, em seminários, minicursos, oficinas, feiras, exposições de produtos e dias de campo.

Nesse contexto, a Vila da Economia Solidária se destaca como vitrine da produção baiana, fortalecendo a comercialização, a troca de experiências e a geração de trabalho e renda para as famílias agricultoras.

Fonte: Ascom/SDR