Tenista e dupla do beach tennis da Bahia disputam torneios internacionais com o apoio da Sudesb


Tenista e dupla do beach tennis da Bahia disputam torneios internacionais com o apoio da Sudesb
Tenista e dupla do beach tennis da Bahia disputam torneios internacionais com o apoio da Sudesb

Foto: Arquivo Pessoal

Alguns dos principais nomes do tênis e do beach tennis da Bahia estão em uma semana importante de torneios internacionais com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Victor Rocha, número 220 juvenil do mundo, e a dupla Augusto Cesar e Murilo Valadares disputam etapas do circuito mundial a partir desta segunda-feira (01).

Eles viajaram com a concessão de passagens aéreas por meio da Sudesb, com o destino na África do Sul para Vitinho, como é mais conhecido no cenário do tênis baiano; e para Itália, onde Salsicha, principal alcunha de Augusto, e Murilo disputam pela primeira vez a Copa do Mundo de Beach Tennis. A expectativa é somar mais pontos no ranking da International Tennis Federation (ITF) para os principais baianos nos rankings de ambas as modalidades.

Tênis – Ao todo, Vitinho, que também é apoiado pelo programa FazAtleta, disputará três torneios na cidade de Pretoria, na África do Sul. A participação do tenista inicia com o J100 de Pretoria até sexta-feira, 06, com a expectativa de chegar as finais. Em seguida, ele retorna às quadras duras da competição para o J200 entre 08 e 13 de setembro. Sua participação chega ao fim com mais um J200 entre 13 e 20 de setembro. Ao todo, serão 500 pontos em disputa juntando as três provas.

O objetivo é alcançar posições mais altas no ranking mundial e almejar uma vaga no Orange Bowl, nos Estados Unidos, um dos principais torneios juvenis do mundo, que revelou grande parte dos melhores tenistas do mundo na história. Recentemente, o atleta integrou a Delegação Baiana de Tênis, que conseguiu um brilhante e histórico, em relação aos anos anteriores, terceiro lugar na Copa das Federações, em Uberlândia, representando a Federação Bahiana de Tênis (FBT).

Nos últimos doze meses, Vitinho vem de uma crescente com títulos de simples no ITF J60 de Concepción, no Chile, e do ITF J30, de Santa Cruz, na Bolívia, além do título de duplas do ITF J60, de Santiago, e do ITF J100 de Salvador – o Bahia Juniors Cup. O jovem tenista foi finalista de simples nos dois torneios. Ele também acumula vice-campeonatos de duplas no forte ITF J200 de Bogotá, na Colômbia, e no ITF J100, de Luque, no Paraguai.

Beach Tennis – O Campeonato Mundial de Beach Tennis da ITF começou nesta segunda-feira (01), em Cesenatico, na Itália, e segue até o domingo, 07, com os principais beach tenistas do mundo, garantindo mil pontos para a dupla campeã. Dentre eles, estão os baianos Murilo e Salsicha pela primeira vez, um marco na carreira de ambos, que ocupam atualmente as posições 118 e 131, respectivamente.

“Essa é a maior competição do mundo do ano. Só de estarmos presentes nela já é um marco na minha carreira. É a maior pontuação distribuída em um único torneio de beach tennis. Os melhores atletas do mundo estão aqui. É a nossa primeira vez no mundial de duplas. Eu tinha o sonho de vir jogar desde que comecei a jogar o circuito profissional, mas nunca tive condições”, pontua Augusto.

Ele também destaca a importância do apoio da Sudesb nessa trajetória. “Com o apoio da Sudesb, conseguimos vir e fazer essa participação histórica. A Sudesb tem ajudado muito o esporte da Bahia, e nos ajudou a chegar até aqui. Além desse torneio já ajudou com outros torneios, esse apoio é fundamental para os custos de um atleta, pois além de outras coisas, a passagem aérea na maioria das vezes é um fator determinante para viajar ou não”.

A dupla terminou perdendo na estreia pela primeira rodada do qualifying, após o revés pelo placar de 6/1 5/7 10/5 contra a dupla italiana de Dario Jublin e Andrea Veronesi, que eles já haviam vencido pelas oitavas de final do BT 400, de Feira de Santana em abril desde ano. O torneio foi um dos que distribuíram mais pontos no ranking internacional, 400 ao todo, que aconteceu em solos brasileiros em 2025, também com o apoio da Sudesb.

Apesar do resultado, Murilo destaca a participação. “Não era o esperado e não era a expectativa. Era um jogo difícil contra a dupla cabeça dois do qualifying. Sabíamos que seria um jogo duro, que começou bem para eles e ficou equilibrado no segundo set. Eles jogaram muito bem e sacaram muito bem no super tie. Uma pena. Fica aquele gosto de voltar ano que vem e jogar uma partida de chave principal. Foi uma viagem super custosa e só foi possível por causa da Sudesb. Obrigado”, comenta Murilo.