A nova proposta de concessão da Via Bahia prevê o aumento da tarifa de pedágio de R$ 7 para mais de R$ 25 no trecho entre Salvador e Feira de Santana, além da duplicação do número de praças ao longo dos 660 km de rodovia. A informação foi divulgada durante audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta terça-feira (6), em Feira de Santana.
O contrato com a atual concessionária, Via Bahia, será encerrado no dia 15 de maio, após acordo entre órgãos estatais e a própria empresa. A nova concessão deve entrar em vigor a partir de 2026. O projeto prevê R$ 24 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, abrangendo 663 quilômetros das rodovias BR-324 e BR-116.
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou a celeridade e a falta de transparência no processo, alertando para possíveis prejuízos à população. Ele também apontou a má divulgação das audiências públicas, o que tem resultado em baixa participação popular.
“O povo baiano não pode ser deixado de fora de uma decisão que impacta diretamente seu dia a dia. Esse processo é apressado. Nós queremos uma estrada segura. Nós queremos um preço justo do pedágio. Nós não queremos repetir uma nova Via Bahia”, afirmou o parlamentar, que ainda criticou a negligência da ANTT na fiscalização da execução do contrato com a atual concessionária.
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