Taça Denílson Caribé de Karatê chega à 30ª edição neste sábado (18), em Salvador


Taça Denílson Caribé de Karatê chega à 30ª edição neste sábado (18), em Salvador
Taça Denílson Caribé de Karatê chega à 30ª edição neste sábado (18), em Salvador

Foto ilustrativa: João Ubaldo/Sudesb

A tradicional Taça Denílson Caribé de Castro de Karatê, válida como Circuito Open Nacional de Karatê 2025, chega à sua 30 edição neste sábado (18), no Ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento é promovido pela Federação Bahiana de Karatê (FBK), organizado pela Associação de Karatê da Bahia (Askaba), chancelado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e conta com o apoio do Governo do Estado.

A programação inicia às 7h30 com o credenciamento de técnicos, pesagem e a organização das equipes, enquanto a cerimônia de abertura está marcada para 9h. A partir das 9h30, acontece o início das competições. Direcionado a karatecas pertencentes aos clubes filiados à FBK e às demais federações de todos os Estados brasileiros, vinculados à CBK, a Taça Denilson Caribé reunirá 447 atletas em competições individuais de katá e kumitê, inscritos em 69 categorias, das divisões de Novos – até faixa verde e especiais – faixas roxa, marrom e preta, além de Pessoas com Deficiência (PCD).

O certame foi criado em 1994, com a finalidade de manter viva a memória do grande mestre Denílson Caribé de Castro, faixa preta 10º DAN, patrono do karatê brasileiro, em reconhecimento aos relevantes serviços por ele prestados ao karatê da Bahia e do Brasil. Nascido em 1940, na cidade de Santo Amaro, Denílson iniciou sua trajetória esportiva em 1961 e evoluiu no esporte até se tornar referência no país. Ele faleceu em 1985 em um acidente de carro na cidade de Vitória da Conquista.

Confira outros eventos com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), neste final de semana abaixo:

Orientação – Neste domingo (19), atletas de todas as idades e regiões da Bahia irão se reunir em Salvador para a terceira etapa do Campeonato Baiano de Orientação Sprint 2025. A competição tem início às 7h na Academia da Polícia Militar, no bairro do Bonfim, com a recepção de cerca de 200 atletas. A abertura está marcada para 7h30; a partida dos atletas às 9h; e a premiação por volta das 13h.

Este evento promete ser um grande encontro para os amantes da modalidade, com a presença da categoria elite baiana e importantes pontos para o ranking nacional, essencial para a classificação e convocação para representar o Brasil em campeonatos mundiais, segundo os organizadores – Federação Baiana de Orientação (FBO) e a Associação Carcará Expedições & Aventuras.

A competição sprint é caracterizada por sua rapidez e desafios em terrenos mistos, sendo uma das mais emocionantes do calendário esportivo. Os atletas têm um tempo máximo de 50 min para completar a prova, e o melhor tempo em cada categoria, conhecido como “zerador de percurso”, varia entre 12 a 15 minutos.

Os mapas utilizados na competição estão sendo confeccionados de acordo com as Especificações Internacionais para Mapas de Orientação Sprint (ISSprOM 2019). Estruturas com dois níveis (um andar e solo ou solo e subsolo) estarão presentes nos percursos da categoria Elite e do Nível A, proporcionando um desafio adicional aos competidores da prova preparatória para o Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint, que acontecerá de 13 a 16 de novembro, em Fortaleza, capital do Ceará.

Polo Aquático – A edição do Circuito Open de Polo Aquático acontece nesta sexta-feira (17), pela tarde, e sábado (18), pela manhã, na Praia do Forte, em Mata de São João, Litoral Norte da Bahia, com a fase de grupos. As finais estão marcadas para 14h30 e 15h30 no sábado (18). A tradicional competição nacional é organizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). 

Futebol Indígena – Neste sábado (18), quatro equipes de aldeias da região Norte do estado entram em campo para disputar partidas válidas pela segunda fase do 1º Campeonato Estadual dos Povos Indígenas da Bahia Mupoiba. Os jogos acontecem às 16h, com a equipe Tuxá Banzaê enfrentando o time Tumbulalá. Às 18h, será a vez da partida entre as equipes Kiriri Banzaê e Tuxa Mãe.

O 1º Campeonato Estadual dos Povos Indígenas tem a participação de equipes femininas e masculinas, com idades entre 15 e 40 anos, das aldeias Kiriri Banzaê (Banzaê e Paulo Afonso), Catarina Paraguaçu Pau Brasil (Pau Brasil e Ilhéus), Novos Guerreiros Porto Seguro (Porto Seguro) e Tuxá Ibotirama (Barreiras).

Além da Setre/Sudesb, o campeonato tem apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), com parceria do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Kickboxing – No mesmo dia, a capital baiana será palco de mais uma grande competição de artes marciais: o Salvador Open – Campeonato de Kickboxing, que promete reunir atletas de toda a Bahia em um espetáculo de técnica, energia e superação. O evento acontecerá a partir das 17h, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia Waldemar Santana, um dos principais espaços esportivos do estado dedicados às lutas.

O Salvador Open é uma realização da Federação de Kickboxing da Bahia (FKBA), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb. Com o objetivo de fortalecer o cenário baiano do kickboxing e incentivar novos talentos, o campeonato promete lutas emocionantes e um público vibrante, celebrando o crescimento da modalidade em todo o estado, com a presença de atletas convidados de outras cidades, como Camaçari, Dias D’Ávila, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.

Jiu Jitsu – Já no domingo (19), a cidade de Ilhéus será palco de mais uma etapa do Tour BJJ FBJJO, reunindo atletas de diversas regiões do estado em disputas de alto nível técnico. O evento acontecerá no Ginásio de Esportes Herval Soledade, a partir das 9h, prometendo movimentar o cenário esportivo local com lutas empolgantes e a presença de grandes nomes do jiu-jítsu baiano.

Trail Running – O Vale do Capão, em Palmeiras, cidade da Chapada Diamantina, recebe as provas curta, média, longa e ultra do Trail Racing Series da Chapada Diamantina neste sábado (18), com largada às 8h e o objetivo de unir natureza, esporte, superação e paixão. O evento de Trail Running terá as distâncias de 7km, 14km e 21km válidas pelo ranking baiano da modalidade.

Ciclismo – O 5º Desafio Selante Mandacaru 2025, prova válida pelo ranking brasileiro XCM (classe 3) e ranking baiano de XCM, acontece neste domingo (19), no distrito de Juazeirinho, em Conceição do Coité, com os percursos iniciante (30 km e 430 m de altimetria); sport (44 km e 690 m de altimetria); e pro (69 km e 1.200 m de altimetria). Ao todo, serão 31 categorias em disputa.

Motociclismo – O município de Santa Teresinha, distante 194 km de Salvador, recebe a penúltima etapa do Campeonato Baiano de Regularidade 2025 – Enduro da Tapera, neste sábado (18) e domingo (19). A prova de regularidade terá cerca de 50 motociclistas da Bahia, Pernambuco e Sergipe, que percorrerão 123 km. Esta edição terá seis categorias premiadas, sendo os cinco primeiros das categorias elite, graduado, intermediário, over 45 e over 50, além de 10 da categoria novato.

O evento inicia na sexta-feira (17), na praça Ápio Medrado, às 19h, com entrega do kit do piloto. Logo depois, às 20h, terá a apresentação do brienfing técnico, oportunidade em que serão apresentados o cronograma e as regras da etapa. Já a largada será às 8h de sábado (18), na Praça das Motos, mesmo local de chegada e premiação; a entrega de medalhas e troféus está prevista para iniciar às 15h.

A competição terás duas etapas, A e B, para todos os competidores, sendo a primeira com cerca de 59 km e a segunda com cerca de 64 km, numa duração aproximada de 4h30 de prova. Os pilotos passarão pela Trilha do Gravatá, Trilha do Alecrim, Trilha do Neves, Trilha da Linha, Trilha de Beinha, Campo Grande, Equinox, Rock Garden, Serra do Galo, Serra do Boqueirão e Vargem Grande, com trechos de terreno pedregoso, arenoso e com cascalhos.

Festival Remo e Rosas – A exposição “Remo e Rosa: histórias que florescem”, um projeto que celebra a força e a sensibilidade das mulheres do grupo Mamacaru, de mulheres sobreviventes do câncer de mama que participam do projeto Dragon Boat em Paulo Afonso. A mostra, registrada pelo olhar cuidadoso do fotógrafo Clericato, está aberta para visitação na Casa da Cultura a partir desta quinta-feira, 16. A Sudesb estará presente com o Núcleo Mais Mulheres no Esporte com palestras como parte das ações de celebração do Outubro Rosa.

Fonte: Ascom/Sudesb