Sustentabilidade inspira protagonismo juvenil no Encontro Estudantil da Rede Estadual


Sustentabilidade inspira protagonismo juvenil no Encontro Estudantil da Rede Estadual
Sustentabilidade inspira protagonismo juvenil no Encontro Estudantil da Rede Estadual

Foto: Poliana Sales

Com o tema “Educação, Arte e Inovação para um Mundo Sustentável”, o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação 2025 transformou a Arena Fonte Nova em um grande laboratório de ideias e práticas ecológicas. Entre 9 e 11 de dezembro, cerca de 10 mil pessoas dos 27 Núcleos Territoriais de Educação participam de uma programação que integra arte, ciência e tecnologia, reafirmando o compromisso da Bahia com a formação de jovens conscientes e criadores de soluções para um futuro mais verde.

Toda a concepção do evento reflete o propósito do tema, com espaços ambientados por materiais reciclados e ações voltadas à redução de resíduos. “A sustentabilidade foi central na nossa jornada pedagógica e no Encontro Estudantil não poderia ser diferente. Incorporamos essa visão não apenas na estética, mas nas práticas do evento, com iniciativas de reaproveitamento e redução de emissões, em sintonia com o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas escolas da rede estadual”, ressalta a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Helaine Souza.

Nos sete espaços temáticos — Maker, Educar, Ciência, Arte, Jovem, Tecnologia e Juventudes — os estudantes compartilham projetos que unem inovação e responsabilidade ambiental. O objetivo é fortalecer o protagonismo juvenil por meio da troca de experiências, apresentações culturais e práticas pedagógicas inspiradas na preservação dos recursos naturais.

Juventude pelo Meio Ambiente

São muitos os exemplos de engajamento dos jovens com a temática ambiental, como demonstram os projetos científicos apresentados no Encontro. Entre eles está o  “Placa de Ovos de Paneiro de Coco”, desenvolvido no Colégio Estadual de Tempo Integral de Teofilândia pelas estudantes Jéssica Souza, 18 anos, e Tainá Miranda. A proposta aproveita o paneiro de coco, resíduo comum nas comunidades rurais, para criar embalagens ecológicas de ovos. “Queremos fortalecer a agricultura familiar e reduzir o descarte inadequado desse material, transformando um resíduo em fonte de renda e preservação ambiental”, destacam as jovens.

As estudantes Jamima Correia e Ana Caroline Silva, do Colégio Estadual Rômulo Galvão, de Elísio Medrado, apresentaram chips de banana sem conservantes, mostrando que inovação e sustentabilidade podem andar juntas. “O tema  (do Encontro Estudantil) deste ano é inspirador, porque mostra como pequenas ações podem gerar grandes mudanças. A própria decoração da Arena, feita com materiais recicláveis, reforça essa mensagem”, afirmam. O Encontro Estudantil segue fortalecendo o compromisso da rede estadual com uma educação transformadora e ambientalmente responsável.

O Encontro Estudantil é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tem o patrocínio do Bahia Turismo.

Fonte: Ascom/SEC