
Neste 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Bahia reafirma seu protagonismo na defesa da cidadania e da justiça social ao participar da Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília. A delegação baiana é liderada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos. O secretário Felipe Freitas, a superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Trícia Calmon, além de gestores e servidores da pasta, garantem uma representação técnica e política robusta do estado no debate nacional.
A presença da SJDH marca um movimento estratégico e reafirma o compromisso do Governo da Bahia com o fortalecimento das políticas públicas de proteção e promoção da dignidade humana. Ocupar este espaço de diálogo federativo é fundamental para alinhar as pautas estaduais às diretrizes nacionais, promover a troca de experiências exitosas e assegurar que as demandas da população baiana sejam incorporadas na construção de uma agenda de direitos mais inclusiva para todo o país.
“Mais do que um ato simbólico, a presença da nossa delegação na capital federal sinaliza a vontade política de transformar debates em ações concretas, avançando na garantia de direitos e na redução das desigualdades”, afirma Felipe Freitas, secretário da SJDH.
Etapa Estadual
Em outubro deste ano, a Bahia promoveu a Conferência Estadual de Direitos Humanos, reunindo representantes dos 27 territórios de identidade e marcando a retomada do diálogo social sobre políticas públicas voltadas à garantia de direitos e ao enfrentamento de violações.
O encontro, que teve como tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, Resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos para Todas as Pessoas”, simbolizou o fortalecimento da participação social e o compromisso do estado em contribuir de forma qualificada para o debate nacional.
Fonte: Ascom/SJDH







Comentários