SJDH reafirma compromisso em Conferência Nacional, no Dia Internacional dos Direitos Humanos


SJDH reafirma compromisso em Conferência Nacional, no Dia Internacional dos Direitos Humanos
SJDH reafirma compromisso em Conferência Nacional, no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Foto: Cleomário Alves/Ascom SJDH

Neste 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Bahia reafirma seu protagonismo na defesa da cidadania e da justiça social ao participar da Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília. A delegação baiana é liderada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos. O secretário Felipe Freitas, a superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Trícia Calmon, além de gestores e servidores da pasta, garantem uma representação técnica e política robusta do estado no debate nacional.

A presença da SJDH marca um movimento estratégico e reafirma o compromisso do Governo da Bahia com o fortalecimento das políticas públicas de proteção e promoção da dignidade humana. Ocupar este espaço de diálogo federativo é fundamental para alinhar as pautas estaduais às diretrizes nacionais, promover a troca de experiências exitosas e assegurar que as demandas da população baiana sejam incorporadas na construção de uma agenda de direitos mais inclusiva para todo o país.

“Mais do que um ato simbólico, a presença da nossa delegação na capital federal sinaliza a vontade política de transformar debates em ações concretas, avançando na garantia de direitos e na redução das desigualdades”, afirma Felipe Freitas, secretário da SJDH.

Etapa Estadual

Em outubro deste ano, a Bahia promoveu a Conferência Estadual de Direitos Humanos, reunindo representantes dos 27 territórios de identidade e marcando a retomada do diálogo social sobre políticas públicas voltadas à garantia de direitos e ao enfrentamento de violações.

O encontro, que teve como tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, Resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos para Todas as Pessoas”, simbolizou o fortalecimento da participação social e o compromisso do estado em contribuir de forma qualificada para o debate nacional.

 

Fonte: Ascom/SJDH