
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vestiu-se de rosa, nesta quinta-feira (23), em ato de promoção à campanha Outubro Rosa, de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Convocados pelo Departamento de Serviço Social (Deses), servidores de ambos os sexos compraram a ideia e ajudaram a repercutir a campanha nas dependências da sede do Poder Legislativo estadual. Para registrar a ação, a turma do Serviço Social realizou fotos dos servidores que trajavam roupas na cor da campanha e distribuiu fitas rosas na saída do refeitório, no horário de almoço.
A gerente do Deses, Márcia Oliveira, destacou a importância da adesão ao movimento. “Tem muita gente de rosa, o que nos deixa muito orgulhosos, porque é importante mostrar para todo mundo que estamos juntos. Que a mulher, nessa situação, ela não está sozinha. Ela tem toda uma rede de apoio, tanto em casa, na sua rede familiar, como nas amizades e no ambiente de trabalho. Então, é todo mundo junto. Minha força é a sua força”, declarou.
Márcia Oliveira aproveitou a ocasião para reforçar o papel de acolhimento do departamento. “Precisando de qualquer coisa, busque o Serviço Social. A gente tem toda uma rede de psicólogos e assistentes sociais que podem ajudar a mulher nesse processo. Ela não precisa encarar esse momento sozinha”, explicou.
Também na organização do ato, a assistente social Daniela Araújo lembrou que a Assembleia realiza a campanha há mais de uma década e que, apesar de concentrar a mobilização no mês de outubro, a ALBA oferece o apoio do Serviço Social ao longo de todo o ano. “É uma campanha muito importante. Saúde não é ausência de doença, é o bem-estar geral, pleno. Mas, em alguns meses, a gente foca em alguns problemas que são recorrentes. Então, é muito bom participar. E como é uma campanha tradicional na Assembleia, os colegas aderem”, disse.
Muitos homens também se vestiram de rosa para participar da campanha. Jorge Araújo, assessor da Secretaria das Comissões, defende que todos precisam colaborar. “O rosa é um alerta para a prevenção do câncer de mama. É dever de todos participar dessa campanha, para que essa doença, que é o principal câncer que atinge as mulheres, seja evitado. A gente já tem um avanço grande nas cirurgias, mas o mais importante é a prevenção”, afirmou.
Vestida de blusa rosa, Karol Esteves, da Assessoria de Comunicação da ALBA, fez questão de participar do ato. “É muito importante a campanha neste mês, não só para as mulheres como também para os homens. As pessoas precisam estar atentas ao autoexame e precisam visitar o médico com regularidade”, aconselhou.
SAÚDE REPRODUTIVA
De acordo com Márcia Oliveira, a Assembleia Legislativa disponibilizará, no dia 30 de outubro, diversos serviços de saúde reprodutiva e planejamento familiar. Estão previstas a colocação do DIU de cobre e a realização de triagem para procedimentos como laqueadura e histeroscopia, além da distribuição de anticoncepcionais e preservativos.
A ação será promovida pela Diretoria de Promoção à Saúde, que engloba o Serviço Social da ALBA, em parceria com o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh). Os serviços são abertos a todos os servidores da Casa, dependentes e estagiários, sem distinção de cargo ou vínculo.
Os servidores interessados na triagem para atendimento na ação do Ceparh já podem procurar, pessoalmente, o posto de Enfermagem, no Serviço Médico da ALBA, para realizar a inscrição.







Comentários