Sepromi fortalece combate ao racismo durante os Festejos da Independência de Itaparica


Sepromi fortalece combate ao racismo durante os Festejos da Independência de Itaparica
Sepromi fortalece combate ao racismo durante os Festejos da Independência de Itaparica

Foto: Ascom/Sepromi

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) iniciou seu calendário institucional de 2026 participando das celebrações da Independência de Itaparica, nos dias 07 e 08 de janeiro. Durante os festejos, a Sepromi atuou por meio da unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM), posicionada na Praça do Campo Formoso.

O evento homenageia a histórica resistência popular de 07 de janeiro de 1823, que evidenciou o protagonismo de pessoas negras, mulheres, pescadores e marisqueiras na luta pela liberdade da Bahia e do Brasil. Neste contexto, a equipe técnica do Centro de Referência oferecerá serviços de escuta ativa, acolhimento e orientação para vítimas de racismo e intolerância religiosa. Além disso, haverá a distribuição de materiais informativos sobre canais de denúncia e a divulgação da Lei nº 14.532/2023, que equipara o crime de injúria racial ao de racismo.

Em articulação com a gestão municipal de Itaparica, a Sepromi aproveita a visibilidade das manifestações tradicionais, como a Puxada do Carro dos Caboclos e o Auto da Roubada da Rainha, para ampliar o acesso à informação e garantir que as celebrações ocorram em um ambiente de respeito e promoção da igualdade racial.

Para a titular da Sepromi, Ângela Guimarães, a presença da secretaria nos festejos “reafirma o compromisso com a preservação da memória e da identidade do povo baiano”. A ação busca integrar as políticas públicas estaduais ao cotidiano da população do Recôncavo, fortalecendo a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.