Seplan apresenta projeto de avaliação de políticas públicas em reunião com secretários estaduais


Seplan apresenta projeto de avaliação de políticas públicas em reunião com secretários estaduais
Seplan apresenta projeto de avaliação de políticas públicas em reunião com secretários estaduais

Foto: Lucas Peixoto/Seplan

A Secretaria do Planejamento (Seplan) realizou, nesta quinta-feira (25), uma reunião conduzida pelo secretário Cláudio Peixoto, com a presença dos secretários da Administração, Rodrigo Pimentel, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes. O encontro marcou a apresentação do projeto de avaliação de políticas públicas desenvolvido pela Superintendência de Gestão Estratégica (SGE/Seplan), iniciativa que busca fortalecer a governança e ampliar a efetividade da ação do Estado.

O projeto tem como objetivo implantar uma sistemática de avaliação capaz de ampliar a capacidade técnica dos órgãos estaduais e consolidar uma cultura de avaliação no âmbito do Poder Executivo. A proposta prevê a criação de um comitê gestor com a participação da Seplan, da Secretaria da Administração (Saeb), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O superintendente de Gestão Estratégica da Seplan, Milton Coelho, explicou que a primeira fase do processo envolve as secretarias mais estratégicas para a implantação. “É imprescindível a participação desses atores, porque esta é uma ação que impactará todas as políticas públicas, de acordo com as decisões do Comitê de Avaliação de Políticas Públicas. O objetivo é, sobretudo, desenvolver capacidades internas no Estado para a avaliação de políticas públicas”, destacou.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, a iniciativa reforça o papel do planejamento aliado à inovação. “É importante valorizar o entendimento da Seplan de que pensar o desenvolvimento do Estado passa pela integração da ciência, tecnologia e inovação. Compartilhar essas agendas e planejar políticas públicas a partir dessa articulação transversal representa um salto importante para mostrar como a inovação e a tecnologia podem colaborar com o avanço do governo”, afirmou.

O secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, também destacou a relevância da ação. “É fundamental que o governo, por meio da Seplan, com o apoio da Secti e da Saeb, avance na avaliação das políticas públicas. Trata-se de um tema estratégico e que também é objeto de atenção dos órgãos de controle. Agora teremos um instrumento válido para aprimorar esse processo”, avaliou.

Entre os benefícios previstos, estão a produção de evidências para subsidiar o ciclo das políticas públicas, a promoção da aprendizagem coletiva, o aumento da eficiência na alocação de recursos e a qualificação da entrega de serviços à sociedade. A sistemática contempla ainda a realização de avaliações diagnósticas, de desenho, implementação, execução e impacto, com apoio de equipes próprias, consultores especializados e pesquisadores vinculados à Fapesb.

Fonte: Ascom/Seplan