
A Semana Nacional do Doador de Sangue na Hemoba foi um sucesso. Com o tema “Doe sangue, entre no ritmo da vida”, a campanha mobilizou 6.300 voluntários e coletou 4.977 bolsas de sangue, números superiores aos do ano passado, quando foram registrados 5.800 candidatos e 4.630 bolsas coletadas. Realizada entre 24 e 29 de novembro, a ação homenageou os doadores com apresentações musicais nas unidades da Hemoba, tanto na capital quanto no interior do estado. O cantor Tony Salles foi o padrinho oficial da campanha.
No Hemocentro Coordenador, em Salvador, além de Tony Salles, participaram os artistas Tiri de Castro, Uel, Pedro Manuel, Júnior Machado e a cantora Morango, que animaram o público com a sua música. A Semana do Doador é promovida anualmente pelos hemocentros de todo o país, com o objetivo de reconhecer os doadores voluntários e sensibilizar a população sobre a importância da doação regular de sangue para a manutenção dos estoques e atendimento às demandas das unidades hospitalares.
“Queremos agradecer a cada pessoa que participou da Semana do Doador de Sangue e ajudou a salvar vidas e a manter os estoques em níveis seguros para atender aos pacientes que dependem diariamente da doação. Foram dias intensos de mobilização, em que recebemos mais de 6.300 voluntários e coletamos quase 5 mil bolsas de sangue. Esses números representam vidas salvas e a solidariedade da população baiana”, destacou Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba.
Onde doar – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.’







Comentários