Sema reforça Rede de Ação Integrada no Oeste e participa de simulação aérea de combate a incêndios


Sema reforça Rede de Ação Integrada no Oeste e participa de simulação aérea de combate a incêndios
Sema reforça Rede de Ação Integrada no Oeste e participa de simulação aérea de combate a incêndios

Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) concluiu, nesta sexta-feira (15), uma intensa semana de mobilização no Oeste do estado voltada à prevenção, preparação e controle de incêndios florestais. A agenda reforçou a formação da Rede de Ação Integrada do Oeste (RAIO), envolvendo municípios, consórcios, sociedade civil e produtores rurais em ações conjuntas para proteção do bioma Cerrado, com a presença do Secretário Nacional da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial (SECD) do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), André Lima, que acompanhou parte das atividades e destacou a importância da cooperação entre órgãos federais, estaduais e municipais.

Em Luís Eduardo Magalhães, o destaque foi o Workshop de Combate aos Incêndios Florestais na Fazenda Santa Isabel (Agronol), promovido em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). O evento encerrou um ciclo de treinamentos realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, com capacitação de quase 50 pilotos agrícolas para atuação integrada com brigadas terrestres, utilizando aeronaves e máquinas no combate ao fogo em áreas de campo e floresta.

Ao longo de 16 horas de aulas teóricas e práticas, os participantes receberam instruções sobre comportamento do fogo, segurança operacional e técnicas de lançamento preciso de água e produtos supressores. As atividades, custeadas pelos produtores rurais, incluíram ainda palestras temáticas e visitas técnicas a áreas de atuação das brigadas, fortalecendo o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima – e 15 – Vida Terrestre.

Outras iniciativas
Na quarta (13) e quinta-feira (14), em Barreiras, a Sema e o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid) promoveram o workshop Oeste Sem Fogo, que reuniu representantes de 22 municípios da região, além de brigadistas e representantes de órgãos públicos e privados. O encontro alinhou estratégias regionais, discutiu o compartilhamento de recursos e estruturou um sistema emergencial de comunicação para resposta rápida a ocorrências.

A agenda incluiu ainda, na quinta-feira (14), a eleição do novo Conselho Gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Andaraí, ocasião em que o coordenador da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental (Sida), Pablo Rabelo, foi empossado como membro do colegiado, reforçando a participação da Sema na gestão participativa das Unidades de Conservação.

“Trabalhamos para fortalecer a estrutura municipal e regional, somando esforços com produtores, brigadas e instituições para proteger a biodiversidade e as comunidades do Cerrado, integrando e fortalecendo as áreas protegidas, fomentando a integração entre os espaços naturais formados pelas unidades de conservação estaduais e federais. Todas essas ações integram a estratégia para a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, em consonância com o Decreto nº 23.835, que regulamenta o Programa Bahia Sem Fogo”, destacou Pablo.

Fonte: Ascom/Sema