
A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) já reúne 81 serviços no chatbot integrado ao WhatsApp, acessível diretamente pelo site www.sefaz.ba.gov.br. A ferramenta consolida mais um importante avanço na modernização do atendimento ao contribuinte ao reunir, em um único canal, consultas, emissões de documentos, serviços cadastrais e funcionalidades ligadas a áreas como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Nota Premiada Bahia, Preço da Hora Bahia, denúncias espontâneas, parcelamentos e muito mais.
Os serviços abrangem desde demandas de grande volume, como emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) do IPVA, consulta à situação cadastral, isenções diversas, parcelamentos, consultas de documentos fiscais e ações relacionadas à Nota Premiada Bahia, até procedimentos especializados, como peticionamento eletrônico.
Como utilizar o chatbot
Para ter acesso ao chatbot, basta entrar no site www.sefaz.ba.gov.br e clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto inferior direito da página. Após ser redirecionado para o aplicativo, basta ao usuário escolher a opção de atendimento desejada e seguir as instruções apresentadas pela assistente virtual.
O menu do chatbot está organizado por temas, permitindo ao usuário localizar rapidamente o serviço desejado. Áreas como IPVA, Cadastro, Isenções, Parcelamentos, Documentos Fiscais, Nota Premiada Bahia, Preço da Hora Bahia, Restituições, entre outras, foram estruturadas para garantir navegação intuitiva e respostas imediatas.
Serviços disponíveis
Confira alguns dos serviços disponíveis: Nota Premiada Bahia, Preço da Hora Bahia, Emissão de DAE – IPVA Notificado, Emissão de DAE – IPVA sem Notificação, Senha de Internet – Solicitação, Cadastro para Produtor Rural, Cadastro – Situação Cadastral da Inscrição Estadual, Retificação de DAE; Restituição de ICMS, Restituição de IPVA, NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica) – Emissão, Parcelamento de DE (Débito Declarado), Cadastro no DT-e (Domicílio Tributário Eletrônico), Nota Premiada – Alteração Cadastral, entre outros.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA







Comentários