Secti e Consórcio do Alto Sertão lançam Território Inovador em Caetité


Secti e Consórcio do Alto Sertão lançam Território Inovador em Caetité
Secti e Consórcio do Alto Sertão lançam Território Inovador em Caetité

Foto: Divulgação

Um projeto que conecta juventude, inovação e desenvolvimento territorial foi lançado na sexta-feira (15), em Caetité, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão (CDS). Esse é o Projeto Território Inovador, que abriu sua trilha de conhecimento com uma aula inaugural reunindo 50 jovens para uma jornada que vai combinar capacitação, troca de experiências e desafios criativos em busca de soluções para o semiárido baiano.

A iniciativa, que terá diversas trilhas, reunirá jovens estudantes do ensino médio, superior e cursos profissionalizantes, entre 18 e 29 anos, do meio rural e urbano. A proposta é desenvolver competências empreendedoras, fomentar discussões sobre problemas regionais e fortalecer o ecossistema local de inovação. A programação inclui ainda o Hackathon de Ideação, competição que desafia os participantes a transformar ideias inovadoras em propostas concretas para a realidade do território.

O secretário da Secti, Marcius Gomes, destaca que o projeto simboliza o compromisso do Estado em impulsionar a inovação e criar oportunidades para os jovens. “O Território Inovador é, acima de tudo, o compromisso do Governo do Estado em continuar fortalecendo o conhecimento e a inovação dessa juventude que está presente em cada região. Contar com a parceria do Consórcio do Alto Sertão e dos prefeitos da região é de suma importância para essa agenda. Somos uma rede de ciência e tecnologia e precisamos compreender que é essencial retroalimentar essa juventude, seja com financiamento ou com oportunidades nesses espaços, para que essa geração que está chegando compreenda o valor da inovação e a transforme em oportunidade no mundo do trabalho”.

Para o presidente do CDS, Warlei Oliveira, o projeto reforça a união entre os municípios e o Governo do Estado, criando condições para que jovens do território alcancem novos horizontes. “Eu sempre digo o seguinte: o nosso objetivo é justamente estreitar as distâncias que existem entre os órgãos e, principalmente, entre o Consórcio do Alto Sertão e as secretarias do Estado. Quanto mais diálogo e proximidade, mais a nossa população será beneficiada com essas ações conjuntas. Temos também a parceria do HUB Conquista, que possui uma experiência muito bacana e que, com certeza, vai contribuir bastante para inserir nossos jovens no mercado de trabalho. Esse é o propósito do projeto: permitir que, aqui do nosso território, surjam futuros cientistas, empreendedores e empreendedoras com grande potencial, capazes de conquistar espaço no Brasil e no mundo”, afirma.

O evento de boas-vindas contou com uma palestra sobre “Carreira e Empreendedorismo” e um workshop de “Design Thinking”, que marcaram o início das atividades do Território Inovador. Além do secretário da Secti, Marcius Gomes, e o presidente do CDS, Warlei Oliveira, a abertura contou com as presenças do prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, do presidente da Câmara Municipal, Mário Rebouças, do presidente da UNIVAS, Domingos Neto, e de outras autoridades regionais.