Seagri defende criação de câmara de conciliação para produtores de leite durante evento em Barreiras


Seagri defende criação de câmara de conciliação para produtores de leite durante evento em Barreiras
Seagri defende criação de câmara de conciliação para produtores de leite durante evento em Barreiras

Foto: Tiago Dantas- Ascom/Seagri

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) defendeu, durante a abertura do VI Encontro Leite Oeste Bahia, a articulação para a criação de uma câmara de conciliação no estado, no sentido de discutir soluções que valorizem a produção local frente à concorrência com produtos importados. O evento reuniu representantes da cadeia produtiva do leite da região e foi realizado na quarta-feira (29), em Barreiras, com o apoio da Seagri.

“A criação de uma câmara de conciliação seria essencial para definir normas que assegurem a competitividade dos produtores nacionais. É necessário buscar equilíbrio entre o acesso ao leite mais barato e a sustentabilidade da agroindústria leiteira, que é a que mais emprega no estado”, afirmou Barrozo no encontro. Atualmente, a Bahia possui 185 unidades de beneficiamento de leite, número muito superior ao de outras cadeias produtivas.

Durante o evento, o titular da Seagri também anunciou que o governo estadual está comprometido com a construção de um novo parque de exposições multiuso em Barreiras. A proposta integra um conjunto de ações voltadas à modernização e fortalecimento da cadeia agropecuária na região oeste do estado.

Aumento da produção leiteira no oeste

Considerado o maior evento do setor leiteiro da Bahia, o VI Encontro Leite Oeste Bahia é uma iniciativa que visa consolidar a pecuária leiteira como vetor de desenvolvimento econômico do estado, com destaque para o Oeste, principal região produtora. A programação conta com cursos, painéis e palestras voltados para o fortalecimento da cadeia produtiva, além de novidades anunciadas para esta edição.

Ubirajara Zapponi, um dos coordenadores do encontro, relembrou o potencial da região Oeste da Bahia para se tornar uma das maiores bacias leiteiras do país. “A natureza já ofereceu todas as condições para isso, e é esse ideal que move os objetivos do projeto que vem sendo desenvolvido desde 2018”, destacou. O objetivo é possibilitar o aumento de produção e produtividade leiteira por vaca e hectare/ano, contribuindo para a melhoria das condições socioeconômicas dos produtores de leite e de toda a região.

O VI Encontro Leite Oeste Bahia é uma realização da Crio Consultoria em Agronegócios e da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), com apoio da Seagri, Faeb, CAR/SDR, SPRB, Cooperleite, Aiba, Instituto Aiba, Abapa, Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite, Comleite Oeste, Uneb, Ufob, Associação de Laticínios do Oeste da Bahia, Prefeitura Municipal de Barreiras, Cinsid, Umob e diversas outras entidades do setor.