SDR encerra agosto com quase meio milhão de palmas forrageiras entregues na Bahia


SDR encerra agosto com quase meio milhão de palmas forrageiras entregues na Bahia
SDR encerra agosto com quase meio milhão de palmas forrageiras entregues na Bahia

Foto: Prefeitura Sítio do Quinto

O mês de agosto encerrou com um marco para a agricultura familiar da Bahia: foram entregues 440 mil raquetes de palma forrageira a agricultores e agricultoras de sete municípios, em seis territórios de identidade. A ação reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir segurança alimentar, sustentabilidade e melhores condições de convivência com o Semiárido.

As entregas aconteceram em Caturama, Nova Fátima, Feira de Santana, Mairi, Jeremoabo, Sítio do Quinto e Araci, atendendo demandas de prefeituras, secretarias municipais e instituições locais. A ação integra o Projeto Palmas para a Agricultura Familiar, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação de Mudas e Bioenergias da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), com financiamento do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP). O projeto distribui mudas de palma forrageira doce para agricultores que criam caprinos, ovinos e bovinos de leite.

“A palma, especialmente na forma de raquetes, é essencial para a segurança alimentar no semiárido, pois garante alimento para os rebanhos em períodos de estiagem. O nosso papel é formular e implementar políticas públicas que ampliem o acesso, a produção e a distribuição de mudas resistentes a certas pragas. Um grande exemplo disso é o programa Palmas para a Agricultura Familiar, que já beneficia centenas de agricultores em municípios que convivem com a seca”, explicou o coordenador de Mudas e Bioenergias da SUAF, Leonardo Pedreira.

Com cerca de 90% de teor de água em sua composição, a planta é uma das principais alternativas para hidratar animais e garantir a alimentação de ruminantes. Além disso, contribui para a cobertura do solo, conservação da água e aumento da matéria orgânica.

“As mudas foram uma grande vitória para o nosso povo, pois nós tivemos os nossos palmares dizimados por conta da Cochonilha-do-carmim e venho aqui agradecer a ação da Prefeitura, da Secretaria de Agricultura, do Governo do Estado, da SDR e do secretário Osni Cardoso, porque essa foi a única fonte de alimentação para o nosso rebanho”, agradeceu Thais Silva Lajão, agricultora familiar e presidente da Associação da Lago do Raso, em Jeremoabo.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, o marco vai além dos números. “Quase meio milhão de palmas entregues em agosto representam alimento para os rebanhos, alívio para as famílias agricultoras e esperança para quem precisa conviver com a seca. Com a palma, garantimos não só produção, mas também dignidade e futuro para a agricultura familiar do nosso estado”, destacou.
As perspectivas para este mês de setembro já apontam para a entrega de mais 280 mil mudas de palma em sete municípios de cinco territórios de identidade, número que pode crescer conforme a demanda das organizações locais.

Fonte: Ascom/SDR