SDR articula ações para mitigar efeitos da estiagem no Piemonte do Paraguaçu


SDR articula ações para mitigar efeitos da estiagem no Piemonte do Paraguaçu
SDR articula ações para mitigar efeitos da estiagem no Piemonte do Paraguaçu

O enfrentamento da estiagem no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu foi tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira (29), entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e suas unidades vinculadas, além da Casa Civil, a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e representantes de municípios do território.

Provocada pelo Colegiado Territorial do Piemonte do Paraguaçu, a reunião teve como foco discutir medidas emergenciais e estruturantes para mitigar os impactos da seca, que vem se agravando na região.

“O ponto principal foi a estiagem que assola o território. O Colegiado Territorial trouxe uma lista de demandas que envolvem assistência técnica e acesso à água. A secretaria se colocou à disposição do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, com ações que já estão propostas e outras que já estão disponíveis. Os municípios estão direcionando seus decretos de emergência, e a partir daí a gente vai priorizar as pautas de cada um”, explicou o superintendente de Agricultura Familiar, Euzimar Carneiro.

Entre as ações pautadas estavam a limpeza de aguadas, a distribuição de milho, o apoio à elaboração de um plano de convivência com o semiárido e a ampliação da entrega de palmas forrageiras, que são medidas que integram o conjunto de respostas da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) para fortalecer a resiliência das comunidades rurais.

Para a secretária de Agricultura de Iaçu e membro do Consórcio Piemonte do Paraguaçu, Micherlanne Ferraz, o encontro representou um avanço importante no diálogo com o Governo do Estado. “A gente trouxe essa pauta construída há mais de um ano, que vem sendo atualizada, porque a seca é uma realidade nossa, que vem crescendo com o desmatamento e a falta de reservas estratégicas. Agradecemos a atenção e o apoio de todos do governo, principalmente do secretário Osni”, celebrou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou que a reunião é mais um passo no fortalecimento da articulação entre Estado e os territórios. “Estamos atuando junto aos municípios para garantir respostas rápidas e eficazes. A convivência com a seca exige planejamento, união e investimento em ações que fortaleçam quem mais sente os impactos: as famílias agricultoras. Nosso compromisso é seguir ao lado de cada território, construindo soluções que garantam dignidade e desenvolvimento”, afirmou.

Fonte: Ascom/SDR