
O deputado Sandro Régis (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de pesar pelo falecimento da educadora Maria Luiza Menezes de Andrade, na noite desta quinta-feira (29), aos 102 anos, em Salvador.
Maria Luiza Menezes de Andrade nasceu em 13 de dezembro de 1923 no município de Santa Inês, situado a 205 quilômetros da capital baiana. Filha de Henrique Pereira Menezes e Fidelcina Coelho Menezes, era neta do coronel Luiz Vieira Coelho, português fundador da cidade onde vivia.
“Sua trajetória pública foi marcada por relevante contribuição à educação baiana. Atuou como secretária Municipal de Educação de Jequié, na gestão do então prefeito Lomanto Júnior, e como Coordenadora Regional de Educação, com atuação em dez municípios do sudoeste da Bahia”.
A deputada informa ainda que Maria Luiza trabalhou também no Palácio da Aclamação e na Legião Brasileira de Assistência (LBA), ao lado da então primeira-dama do Estado, Hildete Lomanto, carinhosamente conhecida como Dona Detinha.
Concluindo o documento, o legislador afirmou que Luiza era uma mulher lúcida, firme, generosa e profundamente humana, dedicando sua vida à educação do povo de Jequié. Assumindo a Secretaria de Educação local, proporcionando importantes avanços, como construções de escolas, em especial no bairro de Joaquim Romão, “onde antes as aulas eram ministradas em residências particulares”.







Comentários