Foto: Adam Vidal / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), firmou um novo passo no Projeto de Requalificação da Ladeira da Misericórdia e do Espaço Coaty, no Centro Histórico da cidade. A iniciativa é resultado da parceria com o Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e a Associação Cultural Pivô, em homenagem à arquiteta ítalo-brasileira que idealizou o conjunto arquitetônico.
Na última semana, a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, recebeu o diretor-executivo do Instituto Bardi, Lorenzo Gemma, na sede da secretaria, após visita técnica da comitiva aos imóveis em processo de restauro na região histórica. A proposta visa restaurar os espaços com respeito à concepção original de Lina Bo Bardi, aliando preservação patrimonial, sustentabilidade, inclusão social e dinamização cultural.
“Estamos construindo uma ponte entre a Prefeitura, Instituto Bardi e a Pivô, unindo história, arte, urbanismo e tecnologia. Buscamos uma reocupação viva, conectada ao contexto e que valorize a memória coletiva”, afirmou Ana Paula Matos.
O diretor do Instituto Bardi elogiou o trabalho da Pivô à frente da requalificação e destacou o alinhamento entre os parceiros em torno da democratização da cultura. “Há um compromisso coletivo em resgatar e manter vivo o significado cultural desse espaço urbano”, disse Lorenzo Gemma.
Carolina de Sá, diretora executiva da Pivô, também destacou o valor simbólico e social da iniciativa. “Requalificar esse conjunto é reconhecer a potência das ideias de Lina — da técnica acessível, da arquitetura como ferramenta social, da cidade como espaço vivo.”
A intervenção integra o conjunto de ações de revitalização do Centro Histórico promovidas pela gestão municipal, em parceria com instituições culturais e entidades de preservação.
Comentários