Saeb realiza fórum para apresentar novo modelo de compras do Estado


Saeb realiza fórum para apresentar novo modelo de compras do Estado
Saeb realiza fórum para apresentar novo modelo de compras do Estado

Foto: Ascom/Saeb

A Secretaria da Administração (Saeb) realizará na próxima segunda-feira (10), o Fórum Baiano de Compras Públicas, no Hotel Deville Prime, situado no bairro de Itapuã. No evento, será apresentado o novo modelo de compras do Estado para gestores e profissionais das áreas de compras, contratos e logística do Poder Executivo. Também será apresentado o Plano Estratégico dos Processos de Logística de Suprimentos do Estado, para o período de 2025 a 2027.

O novo modelo de compras do Estado trará mais eficiência, integração e modernização à gestão pública, com a adoção de mecanismos de governança para a gestão de compras e contratações, além da implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos. Os procedimentos para aquisição de materiais e serviços foram padronizados entre os órgãos estaduais e alinhados às diretrizes da Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos).
O projeto que institui o novo modelo de compras do Estado é conduzido pela Superintendência de Logística da Saeb, com apoio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Instituto Publix, consultoria contratada. A iniciativa contou com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Bahia (Profisco II).

Iniciado em abril de 2024, o projeto já realizou mais de 130 workshops no Estado, reunindo representantes dos 15 órgãos e entidades integrantes do grupo de trabalho, sob a coordenação da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL/Saeb) e do Instituto Publix. O trabalho mapeou os fluxos de compras dos órgãos estaduais e identificou mais de 170 tipos distintos.

O mapeamento mostrou um retrato da situação e apontou as necessidades de modificação ou aprimorado no modelo de compras vigente. A Saeb e a empresa de consultoria realizaram reuniões de alinhamento, coleta de dados, entrevistaram centenas de servidores públicos e compilaram informações até definirem as diretrizes do novo modelo.

Todo este trabalho resultou no novo modelo de compras do Estado e no Plano Estratégico dos Processos de Logística de Suprimentos do Estado (2025-2027). No modelo novo foram definidas premissas como missão, visão, valores e objetivos. Outro ponto foi a redução do número de fluxos de compras de 170 para 25, unificando, entre os órgãos, os procedimentos de contratação e aquisição de materiais e serviços.

Fórum – No evento, serão apresentadas as principais iniciativas do Projeto Sistema Integrado de Logística, bem como boas práticas, tendências e soluções inovadoras que transformarão a forma como o Estado planeja, adquire e gerencia seus recursos. O Fórum também terá momentos para o diálogo, o aprendizado e construção coletiva sobre o futuro das compras públicas e da logística de suprimentos na Bahia.

A expectativa é reunir cerca de 700 participantes no auditório do Hotel Deville Prime. O secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, que fará a abertura do evento, destacou o trabalho de revisão de todo o modelo de compras do Poder Executivo. “A Saeb vai apresentar um novo modelo de compras, com o objetivo de melhorar a eficiência nas contratações e aquisições do Estado, alinhado à legislação de Licitações, recentemente editada, e às melhores práticas de gestão”, declarou o titular da pasta.

A superintendente de Recursos Logísticos, Geisiane Magalhães, ressaltou a importância de o projeto ter sido construído de forma coletiva. “A construção do novo modelo de compras foi elaborada conjuntamente, com a participação dos órgãos do Estado em mais de 30 workshops. Isso possibilitou alcançar um resultado que atende às demandas diversificadas das unidades, considerando toda a sua pluralidade e especificidades das compras do Poder Executivo, sem perder o foco na legislação vigente”, destacou.

O Fórum contará com uma programação extensa, incluindo palestras, discussões técnicas, interação com o público presente e espaço para manifestações dos representantes dos órgãos estaduais, além da apresentação de um case de uma unidade do Poder Executivo. Serão abordados temas como: a aplicação do planejamento e do pensamento sistêmico nas compras e contratações públicas; o Projeto Sistema Integrado de Logística e o Plano Estratégico de Compras do Estado da Bahia; a perspectiva dos órgãos sobre a importância da governança dos processos de compras; o Plano Anual de Contratações do Estado da Bahia; e a apresentação das etapas e procedimentos do fluxo redesenhado do Plano Anual de Contratações, entre outros assuntos.

Fonte: Ascom/Saeb