
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu um projeto de lei de autoria do deputado Robinson Almeida (PT) que propõe instituir o Dia Estadual da Diretora e do Diretor de Escola. A iniciativa, que busca valorizar o papel desses profissionais na gestão educacional, estabelece a celebração anual da data em 12 de julho, que passará a integrar o calendário oficial de eventos do Estado da Bahia.
“A escolha da data não é aleatória. Ela é uma justa homenagem ao nascimento de Anísio Spínola Teixeira, um dos maiores educadores baianos e brasileiros, reconhecido por sua incansável defesa da escola pública, democrática e de qualidade”, destacou o parlamentar.
Anísio Teixeira, “que revolucionou o pensamento educacional no país”, defendia uma educação pública acessível e inclusiva, como pilar essencial para o desenvolvimento social e a formação da cidadania. Ao vincular o Dia da Diretora e do Diretor de Escola à data de seu nascimento, o projeto não apenas celebra o trabalho dos gestores escolares, como também reafirma o compromisso com os ideais de excelência e igualdade na educação defendidos pelo educador baiano.
Segundo Robinson Almeida, a aprovação da proposta — que seguirá para análise e votação nas comissões da ALBA — representa um importante passo no reconhecimento do papel central das diretoras e dos diretores no cotidiano escolar. “São esses profissionais que gerenciam recursos, coordenam equipes pedagógicas e asseguram um ambiente de aprendizado seguro e eficaz, concretizando, na prática, o direito à educação de milhares de estudantes”, concluiu.







Comentários