
O deputado Robinson Almeida (PT) protocolou, na Assembleia Legislativa, uma indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Infraestrutura (Seinfra), Sérgio Brito, solicitando a recuperação e requalificação urgentes das alças de acesso ao canal de tráfego da BA-524 à BA-522, no município de Candeias.
A medida tem como objetivo intervir em um problema de mobilidade que tem gerado consequências para a economia e a segurança pública da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O foco da solicitação está na interdição da pista utilizada por motoristas que se deslocam de Candeias em direção ao Polo Petroquímico de Camaçari. Desde então, os condutores são forçados a realizar um longo desvio até a rótula da Moliza para efetuar retorno, resultando em aumento significativo do tempo de deslocamento e congestionamento acentuado nos horários de pico.
“A situação tem levado motoristas a realizarem manobras arriscadas de conversão no centro da pista, elevando drasticamente o risco de acidentes graves que ameaçam a vida de trabalhadores, motoristas autônomos e pedestres”, explicou o parlamentar.
A única via alternativa que restou como acesso ao Polo Petroquímico, ao Porto de Aratu, ao Polo de Fertilizantes e outras áreas estratégicas, encontra-se em “estado de calamidade”.
“A via alternativa atualmente utilizada encontra-se severamente danificada, com pavimento deteriorado, buracos profundos e ausência de condições mínimas de trafegabilidade, fatores que comprometem não apenas a fluidez do tráfego, mas também a segurança pública”, disse Robinson Almeida.
Segundo o parlamentar, a ausência de rotas adequadas e as condições ruins da pista contribuem para a vulnerabilidade dos usuários, com relatos frequentes de assaltos e delitos, especialmente no período noturno. “Os alvos são principalmente trabalhadores da indústria petroquímica, caminhoneiros e moradores”, completou.
O deputado ressalta o papel crucial da BA-524 e da BA-522, que servem como corredores logísticos essenciais para o escoamento de cargas industriais, deslocamento de equipamentos estratégicos e movimentação de caminhões.
“A requalificação completa das alças de acesso não é apenas uma questão de segurança e mobilidade local, mas uma ação estratégica para a economia baiana, garantindo a eficiência logística e a continuidade das atividades produtivas em um dos mais importantes complexos industriais do Nordeste”.
A indicação abrange todos os pontos de entrada, saída e interligação utilizados para o deslocamento em direção ao Polo Petroquímico, Porto de Aratu, Distrito do Caboto, Museu Wanderley Araújo Pinho e demais áreas adjacentes.







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