A Assembleia Legislativa da Bahia ALBA), por iniciativa do deputado Ricardo Rodrigues (PSD), registrou, com profundo respeito e admiração, uma moção de congratulações em homenagem ao bicentenário de nascimento de Luís Olímpio Telles de Menezes (1825–2025) e à comemoração dos 160 anos da implantação do Espiritismo no Brasil, marco este que também se deu na cidade de Salvador, a primeira capital do país.
Luís Olímpio Telles de Menezes foi um homem de saber e coragem, descreveu o parlamentar. Jornalista, educador e pensador, destacou-se entre os intelectuais baianos do século XIX. Ao conhecer a obra de Allan Kardec, Olímpio se tornou o primeiro divulgador do Espiritismo no Brasil, assumindo o pioneirismo de um movimento que viria a se espalhar por todo o território nacional, com forte raiz social, filosófica e espiritual. O jornalista fundou, em 17 de setembro de 1865, o Grupo Familiar do Espiritismo, o primeiro grupo espírita regularmente estabelecido em solo brasileiro.
Ricardo Rodrigues relata que Luís Olímpio foi um homem de convicções firmes, enfrentou preconceitos, perseguições e resistência da sociedade da época, mas manteve-se fiel à causa da luz, da razão e da caridade, promovendo a divulgação da Doutrina Espírita em periódicos e correspondências, inclusive com o próprio Allan Kardec, que o reconheceu como referência no Brasil. A importância do jornalista transcende o campo religioso, pois também atuou como defensor da educação, da liberdade de pensamento e da dignidade humana. Sua vida, reitera o legislador, “ é um exemplo de serviço à verdade, ao progresso moral e à emancipação das consciências”.
O deputado considera justo também “reconhecer trabalho incansável da pedagoga e jornalista Ednólia Peixinho, idealizadora e coordenadora do Projeto Memórias da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB). Ele ressalta a dedicação à pesquisa, documentação e preservação da trajetória histórica do Espiritismo na Bahia, em especial da vida e obra de Luís Olímpio Telles de Menezes, como fundamental para que as novas gerações conheçam e valorizem esse patrimônio espiritual e cultural.
“Neste ano de 2025, ao celebrarmos os 200 anos de nascimento de Luís Olímpio Telles de Menezes e os 160 anos do Espiritismo no Brasil, a Bahia se orgulha de homenagear este ilustre filho, cuja obra continua viva, inspirando milhões de brasileiros na construção de uma sociedade mais fraterna, justa e espiritualmente esclarecida”, encerrou o deputado Ricardo Rodrigues, solicitando que esta moção de congratulações e reconhecimento seja encaminhada às instituições espíritas da Bahia e do Brasil.
Comentários