Projeto Primeiro Emprego, do Governo da Bahia, completa 10 anos com mais de 23 mil jovens beneficiados


Projeto Primeiro Emprego, do Governo da Bahia, completa 10 anos com mais de 23 mil jovens beneficiados
Projeto Primeiro Emprego, do Governo da Bahia, completa 10 anos com mais de 23 mil jovens beneficiados

A política pública de inserção de jovens no mundo do trabalho do Governo da Bahia, o Projeto Primeiro Emprego (PPE), completa uma década de atuação e consolida-se como uma das principais iniciativas de inclusão social e produtiva do Estado. Instituído em 10 de dezembro de 2015 pela Lei Estadual nº 13.459, o programa articula educação, trabalho e cidadania, ampliando oportunidades para a juventude baiana.

Ao longo de 10 anos, o PPE já beneficiou 23.500 egressos da Rede Estadual de Educação Profissional e de programas de qualificação promovidos pelo Governo do Estado, alcançando mais de 215 municípios. Atualmente, o projeto mantém 3.522 contratos ativos distribuídos nos 27 territórios de identidade da Bahia, fortalecendo a interiorização das políticas de emprego e renda.

“A minha trajetória no Primeiro Emprego foi de muito aprendizado. Conheci pessoas que me acrescentaram bastante, coisas que não aprendi no ensino técnico. O conhecimento aplicado à prática é muito importante”, relembra Gilana da Conceição, de 24 anos, que foi beneficiária do PPE e hoje é funcionária efetiva da Secretaria da Saúde (Sesab).

O programa garante aos beneficiários vínculos formais de trabalho por meio de carteira assinada, além de direitos como férias, auxílio-transporte, auxílio-alimentação e acesso opcional ao Planserv (plano de saúde). Os contratos têm duração inicial de um ano, com possibilidade de renovação por mais 12 meses.

O público atendido é composto, em sua maioria, por jovens de 16 a 29 anos (82,2%), com predominância de mulheres (75,1%) e de pessoas negras e pardas (85,2%), oriundas da escola pública e de comunidades periféricas e rurais, o que revela a inclusão social promovida pelo PPE, num compromisso do Governo da Bahia com a equidade, a redução das desigualdades sociais e a promoção de oportunidades para segmentos historicamente mais vulnerabilizados.

Para o Secretário da Casa Civil, Afonso Florence, o PPE se consolidou como referência de inclusão da juventude baiana no mundo do trabalho, pois qualifica talentos, abre caminhos de dignidade e gera oportunidades no serviço público e no mercado de trabalho. “Celebrar uma década do PPE é reafirmar o compromisso do Governo Jerônimo com a juventude e com um modelo de desenvolvimento que prioriza a geração de oportunidades e a redução das desigualdades sociais”, acredita.

Camille Sampaio, beneficiária do PPE que atua na Casa Civil, considera que o projeto transforma vidas e deve seguir por muitos anos. “Espero que mais pessoas possam ter essa oportunidade de fazer parte, é um projeto muito importante porque nos insere no mundo do trabalho com cuidado e atenção, com os monitores e pontos focais acompanhando nossa evolução. Eles são exemplos e referências do nosso futuro”, disse a jovem de 20 anos.

Além de assegurar a primeira experiência formal no mercado de trabalho, o Projeto Primeiro Emprego investe no aperfeiçoamento profissional contínuo, fortalecendo a qualificação dos jovens e ampliando suas perspectivas de autonomia e desenvolvimento social.

Fonte: Ascom/Casa Civil