
Os alunos da rede estadual de seis unidades de ensino de Salvador podem colocar sua carteira de vacinação em dia, a partir desta terça-feira (9), com o Programa de Vacinação nas Escolas. A iniciativa é resultado da integração e articulação entre as políticas e ações das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Saúde (Sesab) e dos ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), que desde 2024 lançaram a estratégia para ampliar a proteção aos alunos e oportunizar a oferta de imunizantes aos que não tiveram condições de se dirigir aos postos de saúde.
Até agosto deste ano, já participaram do programa cerca de 200 unidades da rede estadual. O cronograma prevê três semanas de mobilização durante o mês de setembro, iniciada nesta terça com a imunização dos estudantes do Colégio Ministro Aliomar Baleeiro. A diretora da unidade, Andreia Passos, destaca a relevância da ação, que está beneficiando os 840 jovens matriculados na unidade escolar, localizada no bairro de Pernambués. “É fundamental mantermos a caderneta de saúde em dia para estarmos protegidos contra doenças graves”, afirmou.
A professora de Química, Ana Cristina Matos, ressalta que muitas vezes os pais dos estudantes, por estarem trabalhando, não conseguem levar os filhos ao posto de saúde. “Na escola, eles têm acesso à vacinação de forma segura e confortável”, explicou. A aluna Gabriele Gomes, que cursa a 1ª série, também aprovou a iniciativa. “Minha mãe elogiou a ação e eu aproveitei para atualizar a vacina da gripe”, contou. Para sua colega Paula Cabral, a facilidade faz toda a diferença. “Muitas vezes, não só o acesso ao posto de saúde é complicado, como também muitos colegas deixam de ir por preguiça”, comentou.
Abrangência
Serão ainda contemplados, neste mês, os estudantes dos colégios estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas e Bahia Central, no bairro de Nazaré; Professor Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; e Luiz Viana, em Brotas; além do São Daniel Comboni, localizado em Sussuarana. Os profissionais da Saúde avaliam a caderneta e atualizam o esquema vacinal do público-alvo. O “vacimóvel” vai circular por essas escolas, fortalecendo a imunização contra doenças como HPV e Covid, entre outras.
É necessário que as unidades de ensino comuniquem previamente aos pais ou responsáveis. A apresentação do cartão de vacina é fundamental para que seja avaliado e atualizado, conforme a necessidade. Também serão realizadas rodas de conversa sobre a importância da vacinação para manter a comunidade escolar protegida. A parceria busca erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas, aumentando as coberturas vacinais e impedindo o retorno de enfermidades antes controladas por meio da imunização.
Fonte: Ascom/SEC
Comentários