Programa de voluntariado cresce 22,62% e bate marca de 30 mil cidadãos cadastrados


Programa de voluntariado cresce 22,62% e bate marca de 30 mil cidadãos cadastrados
Programa de voluntariado cresce 22,62% e bate marca de 30 mil cidadãos cadastrados

Foto: Érica Lago/Saeb

O Programa Bahia. Estado Voluntário, desenvolvido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), acaba de ultrapassar a marca de 30 mil cidadãos cadastrados na plataforma virtual que dissemina solidariedade, ao fazer a ponte entre instituições, projetos sociais e a população disposta a ajudar.  Só este ano, a iniciativa angariou a adesão de mais de 5,3 mil novos voluntários, contabilizando um crescimento de 22,62% entre o início de janeiro e o último dia 12 de dezembro.

Os números foram apresentados na manhã desta sexta-feira (12.12) durante reunião do Comitê Gestor do programa, realizada no gabinete da Saeb, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a participação de representantes do próprio órgão e das secretarias de Administração Penitenciária, Política para Mulheres, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Além da ampliação no número de voluntários, o programa também registrou outros avanços ao longo do ano. O número de campanhas cadastradas no portal saltou de 256 no início deste ano para 315 no último dia 10, o que significa uma variação de 23,05%.  Já a quantidade de projetos sociais beneficiados pela iniciativa cresceu 7, 58% no mesmo período, passando de 2.848 para 3.064.

Para a presidente do Comitê Gestor do Bahia. Estado Voluntário, Elba Andrade, a expansão é fruto do trabalho dedicado dos gestores do programa junto a órgãos públicos e organizações da sociedade civil.  “O Bahia. Estado Voluntário já tem um impacto social grande ao conectar cidadãos e projetos sociais e nós estamos conseguindo ampliar ainda mais o seu alcance por meio de ações nos postos da Rede SAC e em cidades do interior”, relata Elba.

Dentro da vertente de interiorização, a equipe do programa já percorreu, desde 2023, 12 municípios baianos, divulgando a iniciativa em encontros com órgãos públicos, organizações do Terceiro Setor e também em rádios e outros veículos de Comunicação.  Já o programa Busca Ativa Solidária engaja voluntários em ações em três postos SAC de Salvador (Barra, Shopping da Bahia e Bela Vista), com o objetivo de convidar a população a aderir às ações.

Para a coordenadora do Bahia.Estado Voluntário, Kátia Camillo,  o crescimento no número de voluntários, projetos e campanhas cadastrados é uma comprovação de que a  iniciativa vem ganhando adesão e relevância em todo o Estado da Bahia, “Nosso programa incentiva a cultura do voluntariado como ferramenta de transformação social, fortalecendo valores de solidariedade e cidadania. Seu crescimento é a demonstração de que o nosso povo é voluntário”, opina Kátia.

Criado a partir do Decreto Estadual no19.262/19, o projeto Bahia. Estado Voluntário funciona por meio de uma plataforma digital onde os cidadãos que desejam ceder seu tempo e força de trabalho têm a oportunidade de entrar em contato com projetos e organizações sociais. Os interessados em participar  podem se cadastrar no site, informando a área na qual gostariam de prestar serviço voluntário e a disponibilidade de horário. Já as instituições cadastram no site seus projetos que necessitam de voluntários. Além dos órgãos de governo, podem inscrever projetos entidades privadas sem fins lucrativos, como ONGs, instituições filantrópicas e do terceiro setor.

Fonte: Ascom/Saeb