Professora da rede estadual de Santa Bárbara conquista o 2º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM, no Festival LED, em BH


Professora da rede estadual de Santa Bárbara conquista o 2º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM, no Festival LED, em BH
Professora da rede estadual de Santa Bárbara conquista o 2º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM, no Festival LED, em BH

Foto: Phillipe Guimarães

A professora Ana Luiza Rezende, que leciona no Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, no município de Santa Bárbara, conquistou o segundo lugar do Prêmio Nacional Liga STEAM, no Festival LED – Luz na Educação, realizado este mês, em Belo Horizonte. O prêmio reconhece educadores de escolas públicas de todo o país por projetos inovadores que unem ciência, tecnologia, artes e Matemática.

Nesta edição, mais de 1.900 educadores de todas as regiões do Brasil inscreveram seus projetos, totalizando 412 iniciativas de 321 municípios em todo o território nacional. Após um processo de avaliação em múltiplas etapas, apenas 30 projetos chegaram à grande final, sendo dez finalistas em cada uma das três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O projeto premiado foi “Sistema sustentável de reuso de águas cinzas com círculo de bananeira e monitoramento por arduino: uma abordagem STEAM na comunidade do Rogante”. O valor do prêmio recebido foi de R$ 10 mil para ser dividido entre a professora e a unidade escolar.

O objetivo geral do projeto foi implementar um sistema sustentável de reuso de águas cinzas na comunidade rural do Rogante, integrando tecnologia social do círculo de bananeira com monitoramento eletrônico por arduino, fundamentado na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para promover formação técnica integral dos estudantes e impacto socioambiental mensurável na comunidade.

Reconhecimento e impacto do projeto  
Para a professora, este prêmio representa muito mais que um reconhecimento pessoal. “É a validação de que a educação pública pode, sim, transformar realidades. O prêmio também impacta diretamente nossa escola e comunidade. Para mim, o maior prêmio é testemunhar a mudança real na comunidade onde trabalho. Famílias que antes desperdiçavam água agora a tratam e reutilizam. Estudantes que eram apenas receptores de conhecimento agora são formadores comunitários. E uma escola técnica estadual que prova sua relevância social”, relatou.

A educadora também falou sobre o impacto do projeto. “Com os recursos da premiação, vamos implementar mais três sistemas completos para três famílias da comunidade do Rogante, multiplicando o alcance do projeto e fortalecendo a rede de replicação local”.

Festival LED 
Realizado pela TV Globo e Fundação Roberto Marinho, o Festival LED – Luz na Educação é correalizado pela Fundação ArcelorMittal. A iniciativa, que faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, busca promover reflexões sobre desafios, oportunidades e transformações da educação brasileira.

Fonte: Ascom/SEC