Produtos da agricultura familiar da Bahia ganham destaque em congresso internacional de nutrição


Produtos da agricultura familiar da Bahia ganham destaque em congresso internacional de nutrição
Produtos da agricultura familiar da Bahia ganham destaque em congresso internacional de nutrição

Foto: Karoline Meira/CAR

A qualidade e o sabor dos produtos da agricultura familiar da Bahia conquistaram os mais de 4,5 mil nutricionistas que participaram do Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, em São Paulo. Considerado o maior evento do mundo na área, o congresso reuniu especialistas, chefs renomados e marcas inovadoras, apontando caminhos para uma alimentação mais saudável e sustentável.

Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, o estande baiano se transformou em uma vitrine de sabores, saberes e diversidade cultural. O público pôde conhecer produtos como o flocão de milho e o recém-lançado Penne Puro Milho da Cooperativa agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), o suco de uva da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), as barrinhas de cereais da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita) e o mix de castanhas da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju). Além desses, o estande também foi composto por geleias, cervejas artesanais de cajá, de umbu, palmito e licuri in natura, chocolates, cafés, entre outros.

Aprovação dos nutricionistas
Durante os três dias de evento, centenas de profissionais passaram pelo estande da Bahia e deixaram registrado o entusiasmo com os alimentos apresentados. Para o nutricionista Daniel Cady, de Salvador, a agricultura familiar baiana tem diferenciais que encantam. “Só produtos top, da minha terra. A agricultura familiar tem um negócio diferente que vale a pena conhecer.”

A nutricionista Salete Brito, de Campinas, ressaltou a pureza e o valor nutricional dos alimentos. “A agricultura familiar tem amor, tem paixão, tem nutrição, muitos nutrientes e nenhuma química. É muito sustentável!”

Já a paulista Bianca Iuliano destacou a força cultural e histórica presente nos alimentos. “A agricultura familiar da Bahia tem comida de verdade, cultura, tradição e sabor. Tem muita identidade e conta a história do Brasil.”

Reconhecimento com o Selo VP
Outro marco da participação baiana foi a conquista do Selo VP, concedido pela Faculdade VP – referência mundial em nutrição funcional. A certificação foi entregue a quatro produtos: o flocão de milho da Copirecê, o suco de uva integral da Cooperparaíso, as barrinhas de cereais da Coopaita e o mix de castanhas da Cooperacaju.
Para Valéria Paschoal, diretora da VP Centro de Nutrição, esse reconhecimento reflete o valor do trabalho das cooperativas. “Esses produtos trazem muita saúde, energia e vitalidade. São alimentos que os nutricionistas devem consumir e prescrever, e que toda a sociedade deve valorizar. Gratidão aos agricultores familiares da Bahia, que cuidam da terra e produzem alimentos que transformam a nossa saúde e a do planeta”.

Além da feira de produtos
A participação baiana também se destacou em outras frentes. Na Green Kitchen – Cozinha Show, chefs renomados prepararam receitas ao vivo com ingredientes da agricultura familiar, entre as palestras técnicas, a Bahia esteve presente com o tema “Projetos do Governo da Bahia: Caatinga em Pé – A agricultura familiar conectada com o Foodservice” e os representantes das cooperativas participaram de rodadas de negócios e abriram novas oportunidades de comercialização e acesso a mercados estratégicos.

Sucesso consolidado
Com a aprovação dos nutricionistas, o reconhecimento do Selo VP, a participação em cozinhas-show, palestras e rodadas de negócios, a presença da agricultura familiar da Bahia foi considerada um grande sucesso.

A ação, realizada com apoio do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), fortaleceu a presença das cooperativas no cenário nacional e reafirmou a importância da agricultura familiar como fornecedora de alimentos saudáveis, sustentáveis e carregados de identidade cultural.
Fonte: Ascom/CAR