
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, o governador Jerônimo Rodrigues e o senador Otto Alencar prestigiaram a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), realizada nesta terça-feira (6), no auditório Conselheiro Lafayette Pondé, no edifício-sede da instituição. O conselheiro e ex-deputado Gildásio Penedo Filho assume a presidência da Corte de Contas no biênio 2026/2027, sucedendo o conselheiro Marcus Presídio, que passa a ocupar a vice-presidência, enquanto a conselheira Carolina Matos assume o cargo de corregedora.
Entre as autoridades que também prestigiaram a cerimônia estavam as deputadas Cláudia Oliveira (PSD) e Fátima Nunes (PT), vice-presidente da ALBA, além do deputado Niltinho (PP).
À mesa da sessão solene estavam ainda o prefeito de Salvador, Bruno Reis; a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Francisco Netto; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, Pedro Maia Souza Marques; a procuradora-geral de Contas da Bahia, Camila Luz; além de conselheiros do TCE, a exemplo dos recém-empossados Josias Gomes e Otto Alencar Filho.
O novo presidente do TCE-BA, Gildásio Penedo Filho, elogiou o trabalho de seu antecessor, Marcus Presídio, que, segundo ele, vinha imprimindo uma nova marca à Corte, atuando com base no consensualismo junto aos órgãos da administração pública que têm suas contas apreciadas pelo tribunal. Para Gildásio, é necessária à Corte a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos gestores para o alcance da eficiência da ação pública.
“O tribunal tem essa compreensão e, efetivamente, não vai se furtar quando houver eventuais responsabilizações no seu dever de cumprimento da lei, mas mantendo a capacidade dialógica de construir pontes, abrir o diálogo e buscar, sobretudo, a satisfação daquele que é, de fato, o dono e representante de todos nós, que é o cidadão baiano”, declarou.
Após a cerimônia, a presidente Ivana Bastos parabenizou o novo presidente do TCE-BA. “Eu tive o prazer e a honra de ser colega de Gildásio na Assembleia Legislativa”, lembrou a chefe do Legislativo baiano, recordando ainda que esta é a segunda vez que ele assume a presidência da Corte de Contas do Estado.
Segundo Ivana, no mandato anterior, entre 2018 e 2021, Gildásio “fez um trabalho brilhante, como um gestor de qualidade”. “Sai Marcus Presídio, entra Gildásio. Dois excelentes gestores. É um tribunal que ganha, é a Bahia que ganha. Desejamos toda a saúde e todo o sucesso nessa gestão e nos colocamos inteiramente à disposição”, afirmou.
Vice-presidente da ALBA, a deputada Fátima Nunes (PT) também parabenizou Gildásio Penedo Filho e destacou sua trajetória. “Ao longo da sua história — eu, que sou do sertão e o conheço há muito tempo, fui inclusive colega dele na Assembleia quando deputado —, ele tem demonstrado competência para avaliar e orientar o bom uso do recurso público, que é fruto dos impostos do cidadão. Com seu olhar, em conjunto com os demais pares, sempre prima para que o dinheiro público não seja apenas números, mas obras e serviços que resultem em melhor qualidade de vida para a população”, disse a deputada, ressaltando ainda o novo momento vivido pelo Tribunal de Contas. “Não é um tempo da punição, mas da orientação, da integração do sistema de controle com o sistema de aplicação dos recursos”.







Comentários