
Fotos: Vitor Santos / Sempre
Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS
Atenta à importância da valorização do trabalho realizado pelos quase 4 mil catadores de recicláveis cadastrados para atuar durante o Carnaval, a Prefeitura adotou uma série de ações promovendo melhorias significativas para os profissionais que coletam resíduos nos seis dias de festa. Em 2025, o recurso total injetado no setor foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões para melhorias nas condições laborais e R$2 milhões para o pagamento pela venda dos materiais, evitando assim que terceiros pagassem um valor inferior, o que geraria prejuízos aos catadores autônomos.
As iniciativas transversais para melhores condições de trabalho para os catadores envolveram a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), cooperativas e a Ambev.
Com o fim do Carnaval de 2025, é notável que o esforço da Prefeitura resultou em um impacto positivo tanto na vida dos catadores, quanto na política municipal de proteção ao meio ambiente. Para Ivan Euler, titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), as ações resultaram na promoção de um Carnaval mais inclusivo, sustentável e lucrativo.
“Sabemos que é um momento de festa, mas também de conscientização ambiental e fomento social. A Prefeitura de Salvador, em parceria com diversas entidades, investiu de forma expressiva no apoio aos catadores de recicláveis, promovendo dignidade e inclusão social para esses profissionais que conseguiram faturamentos recordes neste Carnaval”, afirmou o titular da Secis.
Social – Os profissionais contaram com duas bases de apoio através do programa Catafolia, que garantiu a assistência a quase 4 mil catadores cadastrados, através da Sempre, durante os dias de festividades. As estruturas físicas foram instaladas na Escola Permínio Leite, no Dois de Julho, e no CAS Wilson Lins, em Ondina, onde foram distribuídas 10.800 mil refeições, além de cuidados médicos e sociais.
Os catadores puderam contar com serviços de saúde, apoio psicológico, além do fornecimento de kits com camisas e bonés, e triagem de dados para inclusão social. Durante o evento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prestou atendimentos médicos e de enfermagem, além de fornecer preservativos, kits de higiene bucal e protetores solares.
“Os postos do Catafolia são locais de atendimento para catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis já consolidados no Carnaval de Salvador. Nos dois espaços de apoio, os catadores encontram atendimento, acolhimento e encaminhamentos para suas demandas sociais e de saúde. A cada dia, o número de assistidos crescia, pois os aqueles que eram atendidos, aprovavam o serviço, e estimulavam que outros fossem ser atendidos também, mostrando assim, o quanto o serviço era benéfico e necessário para eles”, destacou Júnior Magalhães, secretário da Sempre.
Cacau Gomes, presidente da Limpurb, destacou que as ações implementadas para este ano de Carnaval reforçaram o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e o bem-estar dos catadores. “Para a Limpurb, contribuir com as ações de sustentabilidade durante o Carnaval é imprescindível. Não somente porque conseguimos separar de fato o rejeito daquilo que pode ainda ser reciclável, como também por entender que este resíduo pode ser reinserido num ciclo contínuo de recursos, ofertando renda para quem precisa, redução de danos para o meio ambiente e a promoção da economia circular.”, pontuou.
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