Porto de Aratu completa 50 anos como símbolo de desenvolvimento nacional


Porto de Aratu completa 50 anos como símbolo de desenvolvimento nacional
Porto de Aratu completa 50 anos como símbolo de desenvolvimento nacional

Foto: Eduardo Andrade/SDE

O Porto de Aratu-Candeias (BA), administrado pela Autoridade Portuária Federal – CODEBA, completa 50 anos de operação. Uma comemoração, realizada na manhã desta sexta-feira (12), celebrou meio século de atividade de um terminal que consolidou a Bahia como importante pólo logístico nacional e estratégico para o escoamento da produção da região nordeste e para a integração comercial com outros países.

Inaugurado em 1975, o porto foi criado inicialmente para atender à demanda do Pólo Petroquímico de Camaçari.  Com o tempo, tornou-se essencial na rede de infraestrutura da Bahia. Ao celebrar 50 anos de operação do Porto de Aratu-Candeias, o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, destacou que este momento representa não apenas meio século de atividades portuárias, mas cinco décadas de contribuição decisiva para o desenvolvimento econômico da Bahia, do Nordeste e de todo o Brasil.

“Hoje, comemorando cinco décadas de operação, abrimos um novo capítulo — um momento de planejamento voltado ao futuro, pautado pela inovação, sustentabilidade, governança de ponta e fortalecimento da relação entre o Porto e as comunidades. É um convite à sociedade para reconhecer o papel desse importante pólo logístico na construção de um futuro econômico mais próspero para a Bahia e para o Brasil”, declarou Antonio Gobbo.

Ao longo de cinco décadas, o porto passou de um terminal náutico  a uma plataforma intermodal com papel de destaque nas importações e exportações. O crescimento do agronegócio, aliado à navegação pela Baía de Todos-os-Santos, consolidou o Porto de Aratu-Candeias como rota estratégica, viabilizando a conexão com os mercados internacionais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, que no ato reapresentou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recordou os desafios enfrentados pelo Setor Portuário na Bahia, projetando um novo momento. “A Bahia é, seguramente, o maior trecho de mar em todo o território brasileiro e estamos falando do século XXI. Estamos falando da necessidade de investimentos e de buscar esses investimentos. Hoje, celebramos 50 anos com vitórias, mas também com muita necessidade de melhoramento de aplicação de tecnologias, de políticas públicas e de investimentos e este é um papel que o governador Jerônimo Rodrigues tem executado com muita eficiência. Então nós temos a oportunidade de viver um novo momento capaz de nos colocar no outro patamar”, afirmou.

Nos últimos anos, o Porto de Aratu-Candeias conquistou ainda mais notoriedade nacionalmente por sua gestão eficiente, pelos avanços estruturais e por ser, também, estratégico para a economia.

O comandante da Base Naval de Aratu, o Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Lopes, que representou  o vice-almirante, Gustavo Calheiro Garriga Pires, destacou a importância da parceria entre a Autoridade Portuária Federal e a Marinha.  “A Marinha do Brasil fomenta a Economia do Mar, trazendo a segurança da navegação e, também, a proteção aos navios nacionais e estrangeiros que estão aqui ao longo da nossa costa. Por questões de profundidade, de disponibilidade, por questões meteorológicas que permitem que o Brasil realmente tenha um pleno emprego do potencial do modal marítimo, a  presença de um porto aqui dentro da Bahia de Todos-os-Santos, de uma estrutura robusta, consolidada, como essa aqui do Porto de Aratu-Candeias, tem sido  também fundamental para o desenvolvimento”, ressaltou.

Fonte: Ascom/Codeba