Pedro Tavares apresenta projeto para fortalecer prevenção ao câncer de colo do útero na Bahia


O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), um projeto de lei que cria a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Colo de Útero no estado. A proposta busca ampliar a informação, o acesso à prevenção e o atendimento às mulheres na rede pública de saúde.

O parlamentar defende que todas as unidades da rede pública devem disponibilizar informações sobre o câncer de colo do útero. A iniciativa também prevê campanhas permanentes para incentivar a vacinação contra o HPV e a realização do exame preventivo Papanicolau.

Segundo Tavares, o objetivo é reforçar a prevenção e facilitar o acesso das mulheres aos exames e à vacina na rede pública de saúde da Bahia. “O câncer de colo do útero é uma doença que pode ser evitada quando há informação, vacinação e diagnóstico precoce. Precisamos ampliar as ações de prevenção e garantir que as mulheres tenham acesso aos exames e à vacina”, destacou.

A proposta também prevê campanhas de conscientização em parceria com os municípios, além de ações em escolas, empresas e associações comunitárias.

No projeto, o deputado também ressalta a importância da capacitação de profissionais da rede estadual e municipal de saúde para que haja um acompanhamento adequado das pacientes.

A proposta prevê também atendimento humanizado para mulheres diagnosticadas com a doença, com acompanhamento por equipe multidisciplinar, incluindo suporte médico, psicológico e social.

Tavares lembra que o câncer de colo de útero é um dos mais comuns entre mulheres no Brasil e uma das principais causas de morte por câncer feminino, embora possa ser prevenido com vacinação e exames periódicos.

“Investir em prevenção salva vidas e também reduz os custos do sistema de saúde. Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas para proteger a saúde das mulheres baianas”, enfatizou.

 

Fonte/Foto: ASCOM / Deputado Pedro Tavares

 

Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.