A nova proposta de concessão das rodovias BR-324 e BR-116 pode elevar significativamente o valor do pedágio entre Salvador e Feira de Santana. Atualmente fixado em R$ 7, a tarifa poderá ultrapassar R$ 20 com a implementação do novo modelo apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na segunda audiência pública, realizada nesta terça-feira (6).
Batizado de Rota 2 de Julho, o projeto prevê um investimento total de R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos, abrangendo 663 quilômetros das duas rodovias federais. A proposta inclui um aumento na tarifa-teto por quilômetro: de R$ 0,16 em pistas simples e R$ 0,21 em pistas duplicadas, mais que dobrando os valores atualmente praticados.
A BR-324 está sob concessão da Via Bahia, cujo contrato será encerrado em 15 de maio, após acordo firmado entre a empresa e órgãos públicos. A nova concessão está prevista para iniciar em 2026, e a empresa vencedora poderá apresentar uma tarifa-teto inferior à estipulada pela ANTT, conforme previsto no modelo de licitação.
O reajuste proposto tem gerado críticas e preocupações entre usuários frequentes do trecho, que aguardam os próximos passos do processo de concessão para avaliar os impactos no custo do transporte e na mobilidade entre as duas principais cidades da Bahia. Bahia.ba
Comentários