
O Parque Zoobotânico da Bahia (Zoo Bahia) sediará o VII Encontro de Educadores da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro de 2025, em Salvador.
Com o tema “Zoológicos e Aquários como espaços de integração”, a primeira edição realizada no Nordeste reunirá educadores ambientais que atuam em zoológicos e aquários de todo o país para trocar experiências, discutir estratégias e fortalecer o papel da educação na preservação da biodiversidade.
Ana Celly, gestora do Parque, ressaltou que o Encontro será um momento de integração entre profissionais e instituições. “É uma oportunidade para nos reunirmos e discutirmos a melhor forma de trabalhar com a educação ambiental desde as nossas instituições.”
A programação contará com palestras, mesas-redondas e visitas técnicas, abordando temas centrais para a área da educação ambiental, como: Educação para democracia e diversidade; Conexão entre comunicação e educação para conservação; Inclusão e acessibilidade em práticas educativas; Experiências de conservação marinha e terrestre; Centros interpretativos e ações comunitárias; Sustentabilidade e integração regional.
A social media do Zoo Bahia , Ludmille Nascimento, participará da Mesa-Redonda “Conexão para Educomunicação: Estratégias Educativas de Zoos e Aquários no Mundo Digital”, que abordará como essas instituições têm utilizado as redes sociais de forma educativa, fortalecendo a conexão com o público e promovendo a conservação. Para ela, a comunicação é essencial na educação ambiental.
“Por trás de cada história contada do Parque Zoobotânico está a história da conservação e da educação ambiental. Esse encontro é uma oportunidade para discutir como a comunicação pode fortalecer essas ações e ampliar o alcance das iniciativas realizadas aqui, como o plantio de mudas e as visitas de escolas. O Parque não é apenas um espaço de exibição, mas um ambiente vivo que fala sobre a conservação dos nossos biomas e das nossas espécies.”
Parque Zoobotânico da Bahia
Em plena área urbana, o Parque Zoobotânico da Bahia é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira. Desde 2007, o Zoo prioriza a conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e da flora nacional, com ações em cativeiro, além de programas de educação ambiental associados ao lazer e ao entretenimento. O Zoo conta com uma clínica veterinária, museu, setores de nutrição, botânica, educação ambiental, pesquisa e conservação, além da quarentena, local que abriga os animais em tratamento de saúde e os recém-chegados.
Serviço
Local: Parque Zoobotânico da Bahia – Tv. Alto de Ondina, s/n – Ondina, Salvador – BA
Data : 3 a 6 de novembro
Horário : 8 às 18h
Fonte: Ascom/Inema
 
          






Comentários