Nova diretoria da União Estadual dos Estudantes toma posse na ALBA



A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi palco da cerimônia de posse da nova diretoria da União Estadual dos Estudantes da Bahia (UEB) para o biênio 2025-2027, eleita durante o congresso realizado em Ilhéus, no mês passado.

O evento, realizado na sala das comissões Jadiel Matos, foi conduzido pela presidente eleita, Átina Batista. Em discurso, ela ressaltou o desafio que terá à frente da entidade e destacou o papel fundamental das políticas públicas de juventude do Estado na sua formação e na de outras pessoas negras.

“Eu lembro que sou fruto das políticas públicas de juventude do Estado e tenho certeza de que talvez nós, pessoas negras, não estaríamos nesse espaço. Isso porque falar de política pública de juventude é falar de oportunidade, é falar de lugar de liderança, de lugar de poder”, frisou.

Representando o mandato do deputado Fabrício Falcão (PC do B), Elvio Magalhães Júnior enalteceu a importância do movimento estudantil baiano e o compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade.

“O deputado Fabrício Falcão pediu para dizer que vocês podem contar com todo o apoio dele, em especial para tratar de questões ligadas ao sudoeste da Bahia, onde ele tem uma história. A UEB tem muita importância na luta pela democracia brasileira e na defesa da soberania do país, sobretudo na defesa da educação pública”, afirmou.

Também participaram do evento o ex-presidente da UEB, Luís Pataxó; o novo vice-presidente da entidade, João Pedro Coutinho; o secretário-geral, Pedro Henrique Mascarenhas; o diretor da União Nacional dos Estudantes, Pedro Lucas; o superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia, Wenceslau Júnior; e a assessora especial da Bahia Gás, Márcia Roseli.

A solenidade também marcou a comemoração dos 20 anos da reconstrução da União Estadual dos Estudantes, fechada durante a Ditadura Militar e reaberta apenas no dia 12 de junho de 2005.



Fonte