A parlamentar lamentou que somente 36% dos estudantes baianos consigam ler e escrever textos simples
A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) cobrou, nesta sexta-feira (14), quando se celebra o Dia Nacional da Alfabetização, investimentos do governo estadual nos municípios para que a Bahia supere os índices elevados de analfabetismo. A parlamentar ressaltou que dados do Indicador Criança Alfabetizada mostram que somente 36% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental na Bahia conseguem ler e escrever textos simples.
“Hoje é dia nacional da alfabetização. Uma data para refletirmos sobre a importância da educação na formação das nossas crianças. Os dados de 2024 mostram uma realidade preocupante. A Bahia teve o pior índice do país, com apenas 36% dos alunos do segundo ano do ensino fundamental alfabetizado, muito abaixo da média nacional”, lamentou Kátia Oliveira, em vídeo publicado nesta sexta.
A parlamentar complementou: “Esse resultado revela o quanto precisamos avançar. Por isso, faço um apelo ao governo do estado, que fortaleça os municípios com investimentos financeiros e assistência técnica, como determina a Lei nº 14.959-2025, que aprovamos aqui na Alba”.
Kátia Oliveira ainda destacou a necessidade urgente de ampliar os investimentos em educação, fortalecer as políticas de alfabetização e valorizar os profissionais que estão na base desse processo. “Educação é o caminho para o desenvolvimento e para um futuro mais justo para o nosso povo”, salientou a deputada estadual.
Foto: Max Haack
Fonte: ASCOM / Katia Oliveira
Siga o nosso portal WWW.CENTRALDASNOTICIAS.COM.BR nas redes sociais de: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Facebook: maryluzia.dinda
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Contato: (71) 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Diretor Adm – Márcio Gomes
Contato : 75 9.9995-9194
CENTRAL DAS NOTÍCIAS – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.








Comentários