Missão define rumos do maior projeto de fortalecimento da agricultura familiar baiana


Missão define rumos do maior projeto de fortalecimento da agricultura familiar baiana
Missão define rumos do maior projeto de fortalecimento da agricultura familiar baiana

Foto: Ascom/CAR

Até a próxima sexta-feira (13/06), Salvador sedia a Missão de Arranque do projeto Bahia que Produz e Alimenta, uma ação estruturante do Governo do Estado, que beneficiará diretamente 156 mil pessoas do rural baiano.

O Projeto Bahia que Produz e Alimenta é uma iniciativa estratégica, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a partir de acordo de empréstimo.

Durante cinco dias, representantes da CAR, de instituições parceiras e a equipe do Banco Mundial irão alinhar todos os processos para o início da execução do projeto. O objetivo principal da Missão é validar estratégias, instrumentos e metas do projeto, além de fechar acordos sobre a implementação das primeiras ações em áreas como infraestrutura produtiva, acesso à água, inovação e sustentabilidade ambiental.

“Temos dez editais prontos para serem lançados. Cada recurso precisa estar muito bem alocado. É hora de somarmos esforços em temas como: acesso à água, produção de alimentos saudáveis e inclusão produtiva”, reforçou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Com foco em promover o desenvolvimento rural sustentável, o projeto também prevê a integração das organizações produtivas aos mercados, apoio financeiro facilitado, fortalecimento da agroecologia e gestão ambiental. Outro destaque é a meta de levar água a mais de 20 mil famílias, uma ação estratégica para a segurança hídrica e, consequentemente, produzir alimentos e viver com qualidade no campo.

“O modelo que estamos desenvolvendo aqui na Bahia vai servir de referência para outros estados. A Bahia tem projetos fortes, com gestão eficiente, e está sempre à frente quando o assunto é agricultura familiar, tecnologias avançadas e sustentabilidade”, destacou Erivelthon Lima, gerente do projeto pelo Banco Mundial.

A primeira-dama do Estado e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Tatiana Velloso, também participou da missão e chamou a atenção para a conexão do projeto com as demais políticas públicas do Estado. “O Governo da Bahia tem investido em saúde, infraestrutura e educação básica e profissional. Essas são dimensões que impactam diretamente o sucesso do Bahia que Produz e Alimenta, pois colocam o povo, nosso maior patrimônio, no centro do desenvolvimento”, afirmou.

0 projeto tem a coexecução da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).
A Missão marca o início de um novo ciclo do rural baiano, unindo ações integradas para fortalecer a produção de alimentos, a economia rural e a vida das famílias que produzem com dignidade no interior do estado.