
Em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Matheus Ferreira (MDB) parabenizou o município de Itaparica pela passagem do 194º aniversário de emancipação política, celebrado neste sábado, 25 de outubro.
No documento, o parlamentar ressaltou características do município, localizado na Ilha de Itaparica, cujo nome tem origem na língua tupi antiga e significa “cerca feita de pedras” ou “pedra faiscante”. Ele também lembrou a história da cidade, cujos primeiros registros datam do século XVI, quando foi doada como sesmaria à Casa de Castanheira, dando origem à Capitania de Itaparica e Tamarandiva.
Matheus destacou a economia da região, que desde o início teve a cana-de-açúcar e a criação de gado bovino como principais motores de desenvolvimento econômico. “Em 1597, já acumulava riquezas suficientes para atrair corsários ingleses, que atacaram a ilha naquele ano. Posteriormente, a ilha foi invadida pelos holandeses, que chegaram a construir o Forte de São Lourenço, marco histórico que permanece como símbolo de resistência”, disse.
O parlamentar elogiou o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Itaparica, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro. “Ele é composto por igrejas históricas como São Lourenço (1610), Matriz do Santíssimo Sacramento (1794) e Nossa Senhora do Bom Despacho (1580); além da Fortaleza de São Lourenço (1631) e dos solares Dey Rey e Tenente João das Botas”, detalhou.
LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
O papel de Itaparica nas lutas pela Independência da Bahia, entre 1821 e 1823, também foi destacado pelo deputado, que lembrou a Batalha de Itaparica, travada em mar e terra nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 1823. A vitória do povo itaparicano conferiu à vila o título de “Denodada Vila de Itaparica”, que deu origem à sede atual do município, criado por decreto imperial em 25 de outubro de 1831, com sede na antiga povoação do Santíssimo Sacramento de Itaparica.
Por fim, Matheus Ferreira expressou seu reconhecimento e admiração pela relevância histórica, cultural e social do município. “Parabéns, Itaparica, pelos seus 194 anos de história! Viva ao seu povo hospitaleiro, acolhedor e trabalhador, que, com sua alegria, força e determinação, faz desta terra um exemplo de superação e beleza”, comemorou.







Comentários