
Marisqueiras e pescadoras de Salvador, Cachoeira, Camamu e Sobradinho receberam, na manhã desta segunda-feira (1º), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa, certificados de participação no projeto Elas à Frente da Pesca, realizado pela Bahia Pesca em parceria com a Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM).
Ao todo, 135 mulheres foram certificadas no evento, que foi aberto com uma apresentação da banda feminina Pipoca com Coco e contou com a presença da secretária de políticas para as mulheres, Neusa Cadore, deputada licenciada da ALBA, e do presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória. As duas instituições são parceiras, desde 2023, na realização do projeto, que tem por objetivo valorizar, empoderar e promover a inclusão socioprodutiva de mulheres que vivem da pesca e da mariscagem.
Neusa Cadore destacou a missão da SPM de articular parcerias com outras secretarias para a realização de políticas para mulheres e disse que um dos eixos da pasta é a autonomia econômica e a inclusão socioprodutiva das mulheres. “Hoje, a gente está vivendo a culminância de um convênio que acontece graças à Bahia Pesca. Eles fazem a capacitação na perspectiva do empreendedorismo, no que diz respeito ao beneficiamento da produção e à gestão da pesca, e nós entramos com a parte de formação, que foca o empoderamento feminino, o reconhecimento das violências que as mulheres sofrem, a importância da autonomia das mulheres”, explicou a secretária. Segundo ela, o projeto Elas à Frente da Pesca fortalece as mulheres, “para que, além da sua autonomia econômica, também conquistem mais autonomia emocional, mais capacidade de enfrentar seus desafios e de fortalecer suas organizações”.







Comentários