Mais de 1.700 contribuintes já foram beneficiados com cálculo imediato do ITD


Mais de 1.700 contribuintes já foram beneficiados com cálculo imediato do ITD
Mais de 1.700 contribuintes já foram beneficiados com cálculo imediato do ITD

Foto: Matheus Lens/Ascom Sefaz-BA

Lançado em junho deste ano pelo Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), o Sistema de Gestão do ITD (SGITD) já beneficiou um total de 1.750 contribuintes com o cálculo imediato do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação (ITD). O Sistema é o primeiro do Nordeste a disponibilizar um fluxo totalmente automático para calcular o imposto devido, em casos de inventário, doação e separação.

Com a nova plataforma digital, disponível no www.sefaz.ba.gov.br, em 60% dos casos é possível emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) logo após o preenchimento dos dados. Após a quitação do DAE, a certidão de pagamento é liberada em até 24 horas, permitindo que o beneficiário já possa se dirigir ao cartório ou ao Poder Judiciário para finalizar o inventário, a doação ou a separação.

O diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, explica que o envio da Declaração Digital do ITD (DDI) é totalmente online, com cálculo automático do imposto. “A ideia é garantir mais eficiência, transparência e praticidade para os contribuintes, além de precisão e segurança”, afirma, lembrando que, para isso, a autenticação dos dados é realizada via portal gov.br. Segundo o diretor, até o final de 2026, a previsão é que os demais casos, de média e alta complexidade, também poderão ser automatizados, com a migração de 100% dos processos para o SGITD.

Simplificação

Desenvolvida para facilitar o preenchimento, o envio e o acompanhamento das declarações do ITD, a plataforma digital funciona a partir da autodeclaração. O cálculo é feito a partir das informações fornecidas pelo contribuinte, bem como da captação dos dados já disponíveis nas bases de órgãos federais (Incra e Receita Federal do Brasil), de instituições financeiras, das secretarias de Fazenda municipais e dos órgãos de registro, como cartórios e juntas comerciais.

O novo sistema é amigável e foi desenvolvido a partir de uma linguagem acessível para tornar mais simples a utilização pelos contribuintes. “Pensamos em uma ferramenta na qual o usuário sinta conforto e acolhimento. Isso é fundamental, principalmente porque as pessoas que dão entrada em um processo de inventário ou separação já estão passando por um momento difícil”, destaca a auditora fiscal Soraya Bezerra, da Diretoria de Controle da Arrecadação, Crédito Tributário e Cobrança da Sefaz-Ba, que liderou a implantação do sistema.

Como funciona

Para acessar o novo Sistema de Gestão do ITD, basta entrar no site da Sefaz e clicar no banner disponível na página inicial. O passo-a-passo para preenchimento do formulário é bem simples, e o design é intuitivo.

O preenchimento dos dados nas abas do Sistema acontece de maneira similar ao programa de declaração do Imposto de Renda. Na aba dos bens, por exemplo, o usuário deve relacionar todos os itens e, ao final, a plataforma disponibiliza um resumo das informações prestadas.

Em seguida, basta conferir os dados e fazer a transmissão dos documentos via internet. Logo em seguida, o DAE é gerado.

Fonte: Ascom/Sefaz-Ba