A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) presidiu, nesta segunda-feira (11), no Auditório Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma sessão comemorativa em homenagem ao Ano Internacional do Cooperativismo. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Sistema Oceb) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), reunindo autoridades, lideranças cooperativistas e representantes de instituições públicas e da sociedade civil.
A celebração é fruto da resolução 78/175 da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reafirmando o papel do setor como modelo de negócio inclusivo, democrático e sustentável. A recepção contou com a apresentação da banda feminina Ya Ya Muxima e a execução dos hinos Nacional e da Bahia, seguida da exibição do manifesto “Cooperativas constroem um mundo melhor”.
Compuseram a mesa, ao lado de Ludmilla Fiscina, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio; o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo (CECOOP), Augusto Vasconcelos; a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia e relatora da Lei nº 11.362/2009, Neusa Cadore; e o coordenador do escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Leonel Leal Neto.
Durante a solenidade, a deputada destacou que o cooperativismo fortalece pessoas, comunidades e a economia solidária, gerando oportunidades, distribuindo renda e valorizando o trabalho coletivo. “Contem com o nosso mandato para, juntos, crescermos e fortalecermos as cooperativas na Bahia”, afirmou.
O presidente do Sistema Oceb ressaltou que a nova declaração da ONU, pouco mais de uma década após a de 2012, evidencia a crescente relevância das cooperativas diante dos desafios sociais e econômicos atuais. Já o representante do PNUD frisou a parceria com o setor para inserir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na estratégia das cooperativas baianas.
A secretária Neusa Cadore relembrou sua atuação na elaboração da lei que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo e contou experiências que demonstram o impacto do cooperativismo, especialmente para as mulheres. O secretário Augusto Vasconcelos, por sua vez, reforçou a necessidade de atualização legislativa, fortalecimento da governança e modernização tecnológica das cooperativas, além de reconhecer o trabalho das cooperativas em diversos segmentos, como agricultura, saúde, educação e reciclagem.
Ao final, os anfitriões e autoridades receberam cestas com produtos de cooperativas da Bahia, em homenagem ao apoio e incentivo ao setor. O evento foi encerrado com um momento de confraternização.
Foto: Aluísio Neto
Comentários