Ludmilla Fiscina e comitiva de deputados participam de visita técnica ao Hospital Aristides Maltez



Nesta terça-feira (26), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) esteve acompanhada de uma comitiva de deputados, no Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador. A visita foi fruto de uma solicitação da parlamentar através da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e contou com a presença da presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), do presidente da comissão, Alex da Piatã (PSD), dos deputados Ricardo Rodrigues (PSD) e Luciano Araújo (SD), além da presidente do Instituto Assembleia de Carinho (IAC), Tanisia Cunha, e da presidente da Liga Baiana Contra o Câncer, Romilda Maltez.

Entre os temas debatidos, o encontro deu continuidade às discussões já pautadas por Fiscina sobre o atendimento e a reabilitação de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, tema que resultou na apresentação do Projeto de Lei nº 25.699/2025, que institui julho como o Mês Estadual de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Em abril, a parlamentar recebeu especialistas do HAM em seu gabinete, quando foram apresentadas demandas urgentes, como a ampliação do acesso à prótese traqueoesofágica e a inclusão do filtro HME no SUS baiano.

Nesta terça, foram discutidas medidas para fortalecer o HAM, entre elas a ampliação dos repasses institucionais e convênios com prefeituras e câmaras municipais, com o objetivo de garantir novas fontes de financiamento para a unidade; a possibilidade de aumentar o repasse da própria ALBA para o hospital; e a articulação de uma audiência com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, voltada ao fortalecimento do serviço de cabeça e pescoço, com a ampliação de cirurgias, da fonoaudiologia e da reabilitação para pacientes oncológicos de alta complexidade.

Na ocasião, médicos e fonoaudiólogos do hospital expuseram a realidade dos pacientes submetidos à laringectomia total, destacando a necessidade de ampliar o acesso a insumos e tecnologias fundamentais para a reabilitação, como a prótese traqueoesofágica, já prevista no SUS, mas ofertada apenas pelo HAM na Bahia, e o filtro Heat and Moisture Exchanger (HME), ainda indisponível no sistema público no estado.

“Nossa visita de hoje reforça a necessidade de garantir repasses adequados ao HAM e de avançar nas demandas específicas da área de cabeça e pescoço. O compromisso é construir soluções que assegurem tratamento, reabilitação e acolhimento dignos aos pacientes oncológicos da Bahia”, afirmou a deputada Ludmilla Fiscina.

Também participaram do encontro o diretor administrativo do HAM, Washington Couto; o chefe da cirurgia de cabeça e pescoço, Lucas Gomes; o cirurgião de cabeça e pescoço, Roberto Ludovico; a chefe do Serviço de Fonoaudiologia, Laiane Lima; entre outros da equipe técnica do hospital.

Foto: Aluísio Neto

Fonte