Lucas Esteves reencontra o Vitória no Brasileiro após saída polêmica no início da temporada


O duelo entre Vitória e Grêmio, que acontece neste domingo (27), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro do lateral-esquerdo Lucas Esteves com o Barradão, palco onde atuou na temporada passada vestindo a camisa rubro-negra. O jogador retorna a Salvador após uma negociação turbulenta no início de 2025, que envolveu disputa contratual, liminar judicial e transferência contestada.

 

No fim de janeiro, o Imortal pagou a multa rescisória de R$ 5,9 milhões para contratar o atleta. Em resposta, o Leão tentou reverter a saída com base em uma cláusula contratual que lhe dava o direito de renovar com o jogador mediante o pagamento de 100 mil dólares diretamente a ele, mesmo após a multa ter sido acionada. O caso foi levado ao CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas), que se declarou incompetente para julgar. A liberação só veio após uma liminar na Justiça do Trabalho em favor de Esteves.

 

Apesar da saída conturbada, o Vitória ainda conseguiu obter retorno financeiro: ficará com cerca de R$ 3,5 milhões (60% da multa) e manterá 20% dos direitos econômicos em uma futura venda do jogador.

O ex-camisa 16 rubro-negros foi um dos destaques do Vitória em 2024 com 51 partidas disputadas, dois gols e quatro assistências. Antes de se mudar para o Rio Grande do Sul, o lateral fez três partidas, com um passe para gol.

 



Lucas Esteves viveu seu melhor momento da carreira com a camisa do Vitória | Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

 

Atualmente Lucas Esteves não vive grande fase vestindo a camisa do Grêmio. Ele foi titular absoluto durante toda a turbulenta passagem do técnico Gustavo Quinteros, que deixou o comando da equipe na última quinta-feira (17) após a goleada por 4 a 1 para o Mirassol.

 

Jogando entre os onze inicias, Lucas fez parte da defesa que sofreu nove gols em quatro partidas pelo Brasileirão. O único embate em que o camisa 25 não atuou na equipe titular, foi justamente na última roadada, contra o Internacional, quando o Imortal foi comandado pelo interino James Freitas. Confira os dados prévios do confronto entre Vitória x Grêmio, fornecidos pela Data Factory, parceira do Bahia Notícias:

 

O lateral vive o risco de ver a sua titularidade sendo colocada em xeque. No clássico Gre-Nal da última rodada, ele deu lugar a Marlon, recém-chegado do Cruzeiro, e ainda não tem presença garantida na equipe principal comandada pelo novo treinador Mano Menezes.

 

Revelado pelo Palmeiras, Lucas Esteves também teve passagens por Colorado Rapids (EUA), Fortaleza e Atlético Goianiense. Seu reencontro com o Vitória, clube com o qual viveu uma intensa relação nos bastidores, promete ser um dos atrativos do confronto no Barradão.

 

WAGNER LEONARDO SEGUE FORA

Quem esperava rever o contestado ídolo Wagner Leonardo, campeão da Série B em 2023 e do Campeonato Baiano em 2024 com o Vitória, terá que aguardar um pouco mais. Isso porque o defensor apresentou uma lesão de grau 1 do músculo pectíneo do quadril direito e está fora das próximas partidas do Tricolor Gaúcho. 

Durante o Gre-Nal do último sábado (19), Wagner deixou o campo com dores e passou por exames. O Grêmio não estipulou qualquer prazo para o retorno do zagueiro, que deve ficar em torno de 10 a 15 dias de recuperação.

Fonte