Legislativo recebe alunos de colégio de Ouriçangas



Alunos do ensino médio do Colégio Estadual Eliel Martins, do município de Ouriçangas, na Região do Sisal, participaram, na manhã desta quarta-feira (15), de uma visita ao Parlamento baiano dentro da programação do A Escola e o Legislativo, programa desenvolvido pela Escola do Legislativo com o intuito de aproximar a comunidade da Casa do Povo.

Ao todo, 43 pessoas, entre discentes e professores, foram acolhidas e recepcionadas no saguão de entrada da Casa pelas coordenadoras do programa A Escola e o Legislativo, Viviane Souza e Cynthia Rabelo, após uma viagem de cerca de 2h30min de ônibus. De lá, foram conduzidos ao refeitório, para um breve lanche, e, em seguida, à TV ALBA, para conhecer a estrutura da emissora.

Em seguida, os alunos foram levados ao Plenarinho, onde assistiram a palestras que abordaram assuntos como a estrutura organizacional e o funcionamento do parlamento. Posteriormente, os jovens apreciaram o espelho d’água que adorna o edifício-sede da ALBA, Palácio Luís Eduardo Magalhães, e obras que integram o ambiente da Casa.

Ficou a cargo da servidora Yuriko Guimarães discorrer sobre as funções do Legislativo e a cerca da estrutura e das funções do parlamento. A servidora Marilanja Pereira deu explicações sobre a estrutura organizacional do parlamento baiano, e Evandro Carvalho ficou responsável por falar sobre o painel Galeota Gratidão do Povo, do artista Carlos Bastos, que fica no Plenário Orlando Spínola, e o mural do artista plástico Carybé, localizado na rampa de acesso à ALBA.

Viviane Souza destacou a importância da ação. “Nosso intuito é trazer para eles (estudantes) esse despertar cidadão, para que tenham esse entendimento, essa consciência da importância de se exercer a cidadania com responsabilidade, entender os seus direitos, os seus deveres e responsabilidades como cidadão. A intenção é transformar não só a vida deles, mas toda a comunidade em que estão inseridos”.

Para Cynthia Rabelo, que divide a tarefa de coordenar o programa com Viviane, é gratificante saber que o A Escola e o Legislativo “está expandindo cada vez mais, aproximando faculdades e colégios do interior da Casa do Povo”. Segundo ela, o programa mostra que a ALBA “é acessível à escola e à comunidade, influenciando de alguma maneira para a cidadania”.

“Os alunos vêm aqui à Casa do Povo e têm uma noção sobre os poderes. E eles têm uma noção de que, futuramente, podem sim chegar a ser um deputado. O fato de termos hoje uma presidente, depois de 190 anos, também é um grande estímulo e incentivo para as mulheres”, disse Cynthia.

Uma das alunas visitantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Eliel Martins, Elen de Jesus Bispo Cardoso, 17 anos, valorizou o aprendizado sobre o Poder Legislativo da Bahia, o estado e país e destacou a oportunidade de visitar a ALBA. “Além de eu estar aprendendo mais sobre os poderes, estou conhecendo um espaço novo. É sair de Ouriçangas para conhecer um espaço tão diferente, tão importante para a gente, como cidadãos”, disse.

O colega dela, Gabriel Sales da Silva, 18 anos, também ressaltou a experiência de viajar até a capital baiana para conhecer a ALBA. “É uma experiência nova sair de Ouriçangas, estar aqui num lugar tão especial como esse, para nós cidadãos. É muito conhecimento, muito aprendizado, para a gente se empenhar mais. Ainda mais que estamos saindo do terceiro ano. Podemos nos interessar, talvez, em trabalhar aqui, buscar áreas relacionadas”, disse.

Nesta na quinta-feira (16), ainda são esperadas, pelo Programa A Escola e o Legislativo, visitas de alunos dos ensinos médio e fundamental do Colégio David Mendes Pereira, nos turnos matutino e vespertino. Vale frisar que, na terça-feira (14), o programa recepcionou estudantes do ensino fundamental do Centro de Educação Ávila Góes, pela manhã, e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no turno da tarde.








Fonte