
Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Itamar de Oliveira Rodrigues, do município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, participaram, na tarde dessa quinta-feira (6), de uma visita ao Parlamento baiano pelo programa A Escola e o Legislativo, desenvolvido pela Escola do Legislativo com o intuito de aproximar a comunidade da Casa do Povo.
Recepcionados pelas coordenadoras do programa A Escola e o Legislativo, Viviane Souza e Cynthia Rabelo, discentes e alunos do sexto ano da unidade de ensino os jovens apreciaram o espelho d’água que adorna o edifício-sede da ALBA, Palácio Luís Eduardo Magalhães, e obras que integram o ambiente da Casa. Foram levados a conhecer, em seguida, o mural do artista plástico Carybé, localizado na rampa de acesso, e depois visitaram a galeria do Plenário Orlando Spínola, de onde puderam apreciar o painel Galeota Gratidão do Povo, do artista Carlos Bastos.
Conduzidos ao Plenarinho, os alunos ouviram palestras que abordaram assuntos como a estrutura organizacional e o funcionamento do parlamento. Após abertura de Cynthia Rabelo, Viviane Souza deu explicações sobre a estrutura organizacional do parlamento baiano, e a servidora Yuriko Guimarães discorreu sobre as funções do Legislativo.
Viviane Souza destacou a importância da ação. “Essa semana, nós recebemos visita de três escolas, e é incrível perceber o brilho no olhar nos estudantes, quando eles entram aqui na Casa. Eles têm a Assembleia Legislativa como um espaço inacessível. Não têm a compreensão de que podem acessar a biblioteca, o memorial ou, até mesmo, assistir a uma sessão plenária”, disse.
Para Cynthia Rabelo, que divide a tarefa de coordenar o programa com Viviane, é importante despertar a curiosidade dos alunos para o parlamento baiano e destacar que, após 190 anos de existência, a Assembleia Legislativa tem umamulher, a deputada Ivana Bastos, presidindo a Casa. “Isso é muito estimulante para nós, mulheres, que estamos alcançando o nosso espaço na sociedade”, disse.
Aidil Ornelas de Barros, diretora da Escola Itamar de Oliveira Rodrigues, elogiou o programa. “Sempre trago os alunos (da escola) para terem a oportunidade de ouvir essa palestra aqui, sobre tudo da importância do Legislativo baiano, da Casa do Povo. É preciso saber o que os deputados fazem, qual a importância do deputado na nossa vida, até porque esses jovens precisam aprender a votar”, disse.
Nesta semana, alunos de outras duas instituições de ensino foram recebidos pelo programa A Escola e o Legislativo na ALBA. Na terça-feira (4), foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Graciliano Ramos. E na quarta-feira (5), jovens dos ensinos médio e fundamental da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, que fica no bairro do Retiro, em Salvador, visitaram a ALBA nos turnos matutino e vespertino.







Comentários