Legislativo promove palestra sobre a Semana do Sono



A Assembleia Legislativa da Bahia, através da Diretoria de Promoção à Saúde, promoveu nesta quarta-feira (18), no Plenarinho Coriolano Sales, uma palestra sobre os distúrbios do sono, ação que integra a programação da Semana do Sono/2026, realizada pela Associação Brasileira de Odontologia do Sono. Com o tema “Durma Bem, Viva Melhor”, o evento teve como objetivo estimular os servidores da Casa no conhecimento de informações sobre a necessidade de dormir bem. “O sono tem um papel fundamental para a saúde do corpo e da mente, principalmente na chamada fase adulta da vida. As pessoas que não sabem qual o motivo de estarem cansadas ou que apresentam problemas de saúde têm aqui a oportunidade de se informar corretamente, aprendendo com uma especialista a respeito da má qualidade do sono e as formas adequadas de tratamento”, apontou a diretora da DPS da ALBA, Laura Letícia Mascarenhas, que estava acompanhada da coordenadora de Odontologia, Rebeca Rangel e do gerente de Assistência Médica, Luiz Guilherme Bittencourt.

Convidada especial do encontro, a dentista Ana Patrícia Tavares fez uma palestra abordando diversos aspectos sobre o sono, “quando acontecem processos essenciais, como a consolidação da memória, o equilíbrio dos hormônios, a recuperação dos tecidos, a economia de energia, além da regulação do apetite e do humor”. A pesquisadora salientou que uma boa qualidade de sono “contribui para a prevenção de doenças, a exemplo de problemas cardiovasculares e diabetes, fortalece o sistema imunológico, auxilia no controle do peso, melhora a atenção e concentração, bem como reduz o risco de acidentes no trabalho e no trânsito”.

Sobre os distúrbios do sono, a palestrante lembrou que 33% da população adulta sofre da apneia obstrutiva do sono, um distúrbio em que a pessoa para de respirar em razão de obstrução na garganta. Ana Patrícia explicou também sobre as consequências da insônia, que é “a dificuldade em pegar no sono ou acordar muito durante a noite”, e falou ainda sobre o ronco, “um ruído produzido pelos tecidos moles da via aérea superior ou resistência à passagem do ar durante o sono”.

“Em todas as minhas palestras costumo falar sobre a higiene do sono, com várias recomendações. Dentre elas, dormir sempre no mesmo horário; não tomar bebida alcoólica antes de deitar; não dormir com a barriga cheia; evitar o uso de celular, computador e televisão uma hora antes de ir pra cama; e não praticar exercício físico à noite, pois deixa o cérebro mais agitado”, aconselhou a dentista. No site www.semanadosono.com.br, as pessoas poderão baixar a cartilha 2026 com dicas saudáveis para a população ter uma boa noite de sono, acordando alegre, bem-humorada e com saúde na manha seguinte.


Reportagem: Nivaldo Costa
Edição: Franciel Cruz 



Fonte